21 de junho de 2017


O Blog do Ronilson está disponibilizando um link diretamente para o Portal da Transparência de Belterra. Segue o link:

http://bit.ly/blogdoronilson_transparenciabelterra

Ao clicar no link acima  você irá se deparar com uma página com a aparência da imagem abaixo:

Agora vamos entender o que buscar e como buscar dentro do portal:
Antes fique ligado... sempre que aparecer um sinal de mais (+) clique sobre ele que aparecem mais informações.

CARGOS:
Clicando em cargos você verá a lista de cargos que Belterra possui; Você vê também a quantidade de funcionários na coluna Quant. Func e o quanto é gasto com os servidores deste cargo pode ser visto na coluna líquido. Ao clicar sobre um cargo você verá a lista de servidores, efetivos ou contratados que estão vinculados à este cargo.

ÓRGÃOS: Clicando em órgãos  a lista de secretarias, a quantidade de funcionários e o quanto é gasto com cada setor.

VÍNCULOS: clicando em vínculos é possível ver a quantidade de servidores efetivos e contratados por exemplo. É possível perceber, por exemplo, que do total de servidores mais de 34% ainda são contratados (isso sem levar em conta os assessores).



SETORES: Aqui é possível ver a lista de todos os setores e quantidade de servidores contratados, efetivos e os agentes políticos de cada setor.

FUNCIONÁRIOS: Ao clicar em funcionários você verá a lista com todos os servidores da Prefeitura e quiser buscar por um nome específico é só digitar no campo de busca (infelizmente nos testes realizados por este blogueiro não foi possível buscar por sobrenome. Então você precisa inserir o primeiro nome da pessoa que você deseja buscar. Beleza?). Ok, mas aí você encontrou a pessoa que você buscava certo? Agora você pode ver na coluna "cargo" a qual cargo esta pessoa é vinculada. Depois para saber quanto a pessoa ganha, clique lá em CARGOS (que foi a primeira dica que eu coloquei acima).

QUER ALGO MAIS FÁCIL? Pronto.. o Blog do Ronilson está disponibilizando um banner do lado direito do blog para você clicar e acessar estas dicas facilmente sempre que desejar.

Esta dica lhe ajudou? Se ajudou compartilhe aí. Copie o link e jogue nos grupos de "zapzap", Facebook e etc.

Discorda de alguma coisa? Quer mandar uma dica? Mande aí nos comentários ou pelo Fale Conosco.

Fonte: Blog do Ronilson (blogueiros amigos, se copiarem a postagem por favor cite a fonte).

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: