6 de maio de 2017


Cada vez mais a plataforma Arduino vem ganhando fãs e atualmente milhares de pessoas se empenham em aprender a desenvolver projetos utilizando a mesma, seja no âmbito acadêmico ou comercial.
Conforme as pessoas vão se familiarizando e se profissionalizando com o Arduino pode começar a surgir a necessidade de gerar-se algum tipo de ganho financeiro com todo esse conhecimento acumulado.
Neste artigo você verá 8 formas interessantes de se ganhar dinheiro com a plataforma Arduino.

1) Criação de Material Educacional Sobre Programação Wiring ou C
O Arduino é uma plataforma para a criação de sistemas embarcados que apresenta poucas barreiras de aprendizado para os novatos na área. O seu hardware já vem pronto para ser utilizado e sua linguagem de programação é relativamente simples de se aprender. Aliado a isso, a enorme quantidade de código pronto disponibilizado pela comunidade de desenvolvedores torna a plataforma Arduino ainda mais atraente para pessoas das mais diversas áreas, inclusive aquelas diferentes das relacionadas à tecnologia.
Essas características faz com que muitas pessoas que não possuem conhecimentos mínimos de programação comecem a criar projetos com o Arduino. O problema é que para passar do nível “copiar e colar” é preciso ter esse conhecimento mínimo bem consolidado, caso contrário, não é possível avançar. Sendo assim, abre-se a oportunidade para a criação e comercialização de materiais didáticos, tais como EBooks, Vídeo Aulas, Artigos, etc. sobre a linguagem de programação Wiring e C, que são as utilizadas pela plataforma Arduino.

2) Criação de Material Educacional Sobre Eletrônica Básica
A plataforma Arduino tem atraído cada vez mais o pessoal de áreas ligadas à tecnologia da informação. Entre eles encontram-se pessoas formadas em Ciência da Computação, Sistemas da Informação, etc.. Os profissionais dessas áreas nem sempre possuem os conhecimentos básicos de eletrônica necessários para a criação de projetos com o Arduino, já que normalmente seus cursos não possuem em suas grades disciplinas relacionadas à eletrônica. Além disso, pessoas de outras áreas não relacionadas à tecnologia também não possuem conhecimentos mínimos de eletrônica. Com isso, surge mais uma oportunidade de ganhar dinheiro com a plataforma Arduino que é criando e comercializando materiais educacionais, tais como EBooks, Vídeo Aulas, Artigos, etc..que ensinam a eletrônica básica necessária para o desenvolvimento de projetos diversos com a plataforma Arduino.

3) Criação de Material Educacional Sobre Projetos Com O Arduino
Algumas pessoas que decidem entrar para o mundo do Arduino já possuem algum conhecimento em programação e eletrônica e sentem a necessidade de estudarem projetos reais feitos na plataforma para aprenderem rapidamente sobre a mesma. Esta necessidade abre a oportunidade da criação e comercialização de EBooks, Vídeo Aulas, Artigos, etc. que apresentam de forma detalhada o desenvolvimento de projetos diversos com o Arduino, mostrando de forma aprofundada todas as decisões de projeto tomadas durante o desenvolvimento para abreviar o processo de aprendizado da nova tecnologia.

4) Desenvolvimento De Firmwares Sob Encomenda
Com a popularizacao da plataforma Arduino muitas empresas e profissionais liberais vem adotando-a para a criação de projetos comerciais. Contudo, muitas vezes eles não possuem conhecimentos avançados, tempo disponível ou pessoal a disposição para a criação dos softwares (firmwares) que fazem os equipamentos baseados em Arduino funcionarem. Assim, surge a oportunidade para a prestação de serviços de desenvolvimento de firmwares para esse público alvo.
Além de poder lucrar com o desenvolvimento dos firmwares também pode-se fechar contratos de manutenção para dar suporte ao código desenvolvido.

5) Desenvolvimento De Shields Sob Encomenda
Um dos motivos da grande aceitação da plataforma Arduino pela comunidade de desenvolvedores é a alta disponibilidade de módulos, conhecidos como shields, que podem ser conectados ao Arduino e que desempenham as mais variadas funções. Estes shields aceleram e facilitam o processo de desenvolvimento por eliminarem boa parte da complexidade relacionada à criação do hardware necessário para fazer os projetos funcionarem.
Apesar de existir uma grande variedade de shields disponíveis no mercado, eventualmente podem existir lacunas relacionadas à não existência de shields para alguma funcionalidade específica. Nesses casos, surge a oportunidade de desenvolvimento de shields sob encomenda que, posteriormente, poderão ser disponibilizados para venda para outros clientes.

6) Consultoria Para Desenvolvimento De Projetos
É inquestionável o aumento na produtividade ao desenvolver-se projetos de sistemas embarcados utilizando a plataforma Arduino. Todos os códigos de exemplo disponíveis, a comunidade ativa, a diversidade de shields, etc., agilizam em muito todo o processo. Muitas empresas demandam a contratação de profissionais autônomos para o desenvolvimento de projetos e não colocam restrições em relação a tecnologia que deverá ser utilizada. Do ponto de vista do desenvolvedor que trabalha com o Arduino isso é otimo, pois estes projetos podem ser desenvolvidos mais rapidamente com o Arduino, permitindo que no mesmo prazo que seria gasto durante o desenvolvimento utilizando-se outras tecnologias, o profissional possa atender mais clientes e faturar mais.

7) Criação De Produtos Utilizando O Arduino
Pode acontecer de você identificar alguma carência no mercado que pode ser atendida a partir do desenvolvimento de algum produto baseado em sistemas embarcados. Surge mais uma oportunidade de geração de renda que é o desenvolvimento de produtos comerciais utilizando-se a plataforma Arduino. Exemplos de produtos comerciais que podem ser desenvolvidos são centrais de alarme para residências e automóveis, sistemas de monitoramento de ambientes, sistemas de telemetria, projetos de robótica, etc.. Você pode criar estes produtos com o Arduino e comercializá-los por conta própria.

8) Manutenção De Equipamentos Que Utilizam O Arduino
Com a popularização da plataforma Arduino, cada vez mais é possivel encontrar projetos comerciais desenvolvidos por empresas baseados nessa tecnologia. Esses produtos podem eventualmente apresentarem problemas diversos e a presença de um profissional que conheça a tecnologia passa a ser imprescindível para realizar a manutenção destes equipamentos. Empresas menores nem sempre possuem profissionais diretamente contratados responsáveis por esse tipo de serviço, recorrendo ao mercado para a contratação eventual deste tipo de mão de obra qualificada. Nessa situação surge uma ótima oportunidade de mercado para a geração de receita atuando como prestador de serviço de assistência técnica.

Postagem publicada originalmente em:  http://labdeeletronica.com.br/8-formas-simples-de-ganhar-dinheiro-com-o-arduino/

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: