19 de janeiro de 2017


Ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo (Fellipe Sampaio/SCO/STF/Divulgação)
 'Estamos torcendo por um milagre', diz filho de Teori Zavascki
O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki estava na lista de passageiros do avião de modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, que caiu nesta quinta-feira no litoral de Paraty, no Sul do Rio de Janeiro, segundo informações da assessoria de imprensa do STF. Não há confirmação de que ele tenha embarcado na aeronave. O filho do magistrado, Francisco Zavascki, disse a VEJA instantes antes da confirmação: “estamos esperando um milagre”. “ Infelizmente, o pai estava no avião que caiu. Por favor, rezem por um milagre”, disse o filho em uma rede social.

Segundo ele, a família do ministro tem informações não confirmadas de que existiria um sobrevivente. Os familiares do magistrado, relator dos processos da Operação Lava-Jato, estão reunidos em Porto Alegre.

O avião saiu do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, às 13h (horário de Brasília), com destino ao aeroporto de Paraty. A aeronave caiu no mar à tarde, quando chovia bastante na região. O Corpo de Bombeiros não tem informação sobre nenhum sobrevivente. A corporação foi acionada às 14h15 e ainda não teve acesso à lista de passageiros. Uma equipe de mergulhadores e o grupamento marítimo foram acionados para fazer as buscas.

A presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, telefonou para o presidente Michel Temer para pedir ajuda para confirmar se o magistrado estava ou não a bordo da aeronave. O avião Beechcraf pertencia ao Grupo Emiliano, dono de uma cadeia de hoteis. O grupo ainda não ainda não se pronunciou sobre o acidente.

A aeronave, prefixo PR-SOM, modelo C90GT é da Beechcraft, fabricada em 2006. O avião é um turbohélice bimotor com capacidade total de oito pessoas, sendo sete passageiros. Os certificados de vistoria valiam até 2022.

MORTE DE TEORI É CONFIRMADA, DIZ JORNALISTA
De acordo com Maurício Lima, do Radar Online da VEJA, a morte do ministro foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. "O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio, na tarde desta quinta (19) . Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina", escreveu o jornalista.

LAVA JATO
"Teori Zavascki era o relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Todos os inquéritos de políticos investigados pela operação passam pelo gabinete dele.
Além disso, Zavascki trabalha neste momento na delação de 77 executivos da empreiteira Odebrecht. A homologação das delações –que depende de Teori– é esperada para fevereiro deste ano", destacou o Beco do Fuxico
Fonte: Veja e G1

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: