28 de março de 2016


 
O QUE É ARDUINO? VOCÊ SABE?
É uma plataforma de código aberto,  cuja a placa (de baixo custo e facilmente  encontrada no mercado)  pode ser programada por qualquer pessoa que tenha o conhecimento básico de programação. Ela se apresenta de vários modelos e tamanhos, conforme esta foto-montagem. Mas, para quem quer iniciar, a placa Arduino UNO costuma ser a mais indicada (especialmente por seu preço mais acessível).

COMO ASSIM PROGRAMADA POR QUALQUER PESSOA? Vou explicar passo a passo:
1) A pessoa cria o código no computador e fazendo uso do próprio software oferecido no site oficial do Arduino é possível transferir este código para a placa via USB.
2) Se o seu código estiver certo, o microcontrolador passará a executar as instruções que você programou e pronto. 

É DIFÍCIL FAZER O CÓDIGO?
Não. Aliás, você encontrará milhares de códigos prontos na web, bem como diversos tutoriais. Isto facilitará o seu aprendizado. Portanto, você não precisa ser da área da computação nem ser um expert em informática... só precisa de vontade e curiosidade. 

O QUE É POSSÍVEL FAZER COM ARDUINO?
Posso assegurar que você pode fazer infinitas coisas. Arduino pode ser utilizado no auxílio ao processo de ensino-aprendizagem de programação, eletrônica, matemática e outros... Pode ser usado para a criação de robôs, automação de residência e muito mais? 

É DIFÍCIL FAZER ISTO? 
Você verá que não. A partir do momento que você compra uma placa, começa a brincar com ela, você verá que do mesmo modo que você consegue programá-la para acender um led, você também consegue programar para que ela seja usado para acionar a lâmpada da sua casa, por exemplo, simplesmente com a sua presença ou mesmo com um toque no seu celular. 

QUER SABER MAIS? AGUARDE MINHAS PRÓXIMAS POSTAGENS... 

* Esta é a primeira de uma série de postagens que farei nesta semana, devido a proximidade do Arduino Day 2016, que será no próximo dia 02/04. 
 ** Por Ronilson Santos do www.blogdoronilson.com  com o apoio da loja @baudaeletronica ~ www.baudaeletronica.com

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: