10 de março de 2015

A Alcoa realiza, de hoje até sexta-feira (13), a 7ª Semana do Desenvolvimento, evento organizado anualmente para estimular os funcionários a refletirem sobre o crescimento pessoal e a carreira. A iniciativa deste ano tem como tema o “Reconhecimento” e abrangerá todas as unidades da Companhia no Brasil, com palestras, treinamentos e mesas-redondas. Em Juruti, no oeste paraense, a expectativa é envolver a maioria dos funcionários.

A Semana será voltada para prestigiar profissionais que se dedicam ao desenvolvimento de liderados, pares e líderes que se autodesenvolvem de forma inovadora, criativa e proativa. Em Juruti, serão ministradas palestras sobre “Reconhecimento” e “Carreira e Reconhecimento”. Também serão realizadas duas plenárias com o diretor da unidade da Alcoa em Juruti, Affoso Bizon, com os temas “Alcoanos que se dedicam ao desenvolvimento dos outros” e “Alcoanos que se dedicam ao autodesenvolvimento”, além do Fórum de Reconhecimento para que funcionários deem sugestões à empresa.

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, haverá ainda na programação uma mesa-redonda exclusiva para as mulheres, além do “Lunch and Learn”, palestra que dará a oportunidade de se discutir sobre o tema “Mulheres na Mineração”, abordando assuntos como carreira, perspectivas, desafios e conquistas.

A Semana encerra com a campanha “Thanks Card”, que premiará o funcionário que mais apoiou o outro, seja o gestor, colega de equipe ou colaborador de outra área. A ação terá a seguinte dinâmica: o funcionário recebe o “cartão de agradecimento” e entrega à pessoa que mais contribuiu para o seu desenvolvimento na empresa. Os profissionais que mais receberem os cartões serão reconhecidos e premiados.

Segundo o gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, Rogério Ribas, o tema “Reconhecimento” objetiva expandir a visão das pessoas sobre o que é reconhecer e mostra a importância do reconhecimento para o desenvolvimento, clima e melhoria do desempenho.

“Existem várias formas de reconhecimento. O simples fato de designar um projeto desafiador mostra a confiança depositada. O ‘voto de confiança’ demonstra o reconhecimento do talento do funcionário. A ideia é mostrar o quanto é importante e motivador agradecer à pessoa que apoia o seu trabalho, seja o colega da equipe ou de outra área, que pelo simples fato de ter incentivado, ajudou o outro a alcançar aquele objetivo. Queremos proporcionar esse ambiente de reconhecimento e de compartilhamento de anseios”, ressalta Ribas.

A Semana, de acordo com executivo, também será uma oportunidade para que os funcionários façam uma avaliação da sua carreira. “O evento, também tem por objetivo, proporcionar um ambiente de reflexão sobre a carreira e desenvolvimento dos funcionários, fazendo com que os mesmos avaliem se estão no caminho certo. Eles terão a oportunidade, por exemplo, de ouvir as histórias de pessoas que enfrentaram desafios e que trilharam uma carreira de sucesso. Eles podem se espelhar nessas pessoas, avaliando o que pode ser aprimorado”, afirma Rogério Ribas.

Fonte: ASCON/ALCOA

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: