11 de fevereiro de 2015

Foto reprodução. 
A Boston Dynamics foi comprada pela Google em 2014 e nesta semana, mostrou a nova versão do seu robô capaz de enfrentar situações adversas, piso irregular, subir escadas etc.

Chamado Spot, a máquina pesa 72,5 kg e é movido por uma bateria elétrica. É uma criação da Boston Dynamics, empresa adquirida pelo Google no ano passado. Alguns dos robôs da empresa já são famosos, como o humanoide Atlas, utilizado em competições de robótica pelo mundo, e o veloz Cheetah, que corre a 46,6 km/h.

O Spot parece ser uma versão mais enxuta de outra máquina, o LS3 ou BigDog. Este pesa 109 kg, mas é capaz de carregar 154 kg. O Spot, porém, é mais ágil. Possui dois tipos de velocidade de trote, caminhada e corrida.

No vídeo, o robô mantém o equilíbrio mesmo sendo chutado. Também anda com desenvoltura por terrenos acidentados, como colinas cobertas por grama ou terra e pedra. Nesses solos, consegue mudar de direção sem cair.

Ele é capaz até de subir escadas e descer superfícies íngremes. Isso é possível graças a uma combinação de sensores que mensuram a distância do robô para os obstáculos e válvulas hidráulicas que respondem pelo movimento das patas da máquina.

Criada em 1992 nos laboratórios do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a Boston Dynamics é fornecedora da Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas para Defesa, braço do Exército dos EUA focado em criar novas tecnologias militares.


Fonte:  Boston Dynamics e G1

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: