6 de fevereiro de 2015

Simpósio Juruti de Ciência, Tecnologia e Inovação reconheceu trabalhos que destacaram processo de melhorias, gerenciamento e estudos comparativos
Foto divulgação / ALCOA
Projetos inovadores e sustentáveis, elaborados por funcionários da Alcoa em Juruti (PA), marcaram o 1º Simpósio Juruti de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado na planta da empresa. No total, foram apresentados 18 trabalhos, sendo que 11 deles foram expostos por meio de painéis, que descreveram os processos de melhorias, gerenciamento e estudos comparativos. Os outros sete projetos foram apresentados a uma banca examinadora.

Os trabalhos abordaram diferentes temas, desde a redução do consumo de água no processo produtivo até melhorias em equipamentos operacionais. As iniciativas foram avaliadas considerando cinco critérios: qualidade técnica; inovação; sustentabilidade; saúde, segurança e meio Ambiente, e impacto financeiro. O projeto vencedor foi “Análise comparativa de desempenho das carregadeiras CAT-980h (Borda dentada x Bico de pato)”, de autoria do engenheiro de Mina Luiz Maia. 

Por meio desse projeto, Luiz Maia comprovou que a adaptação do ‘bico de pato’ nas caçambas das pás carregadeiras eleva a produtividade do equipamento, reduzindo o consumo de combustível, além de proporcionar uma economia significativa para as operações.

O experimento também melhorou as condições do pátio de estocagem de bauxita e diminuiu o tempo de carregamento dos vagões, além de tornar a operação mais segura. “Ter o projeto indicado como um dos melhores trará mais engajamento para o time e nos incentivará a inovar sempre”, declarou o engenheiro.

Para Affonso Bizon, diretor da unidade da Alcoa em Juruti, o Simpósio foi um momento importante para mostrar o talento e a criatividade dos funcionários da Companhia. “Observamos o talento traduzido nos trabalhos apresentados, envolvendo todas as áreas operacionais e técnicas da nossa planta, dividindo o conhecimento e engajando mais pessoas para essa mesma ideia, a inovação. Que juntos possamos desenvolver a Alcoa Juruti com excelência, focando na segurança, otimização dos processos, e sobre tudo, no desenvolvimento das pessoas”, ressaltou.

Fonte: Comunicação/ALCOA

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: