29 de janeiro de 2015

Quem acompanha minhas postagens neste blog, deve lembrar da plaquinha Belterrino (FIGURA 1) -  uma placa Arduino de baixo custo, feita em papelão, com ponte H embutida. Confesso que foi um trabalhão e tanto fazer essa plaquinha, mas valeu a pena o esforço. Me ajudou muito a compreender o funcionamento do Arduino.
Figura 1 - Belterrino em papelão
Agora chegou a hora de dar mais um passo: fazer essa plaquinha no fenolite (detalhe, foi minha primeira criação de placa neste material, portanto, foi um incentivo a mais para aumentar meus conhecimentos).

Existem vários softwares para criação de layout de placa, mas como eu já havia trabalhado com o Fritizing, preferir não mudar de software nesta primeira criação. Depois de criar o layout, utilizei o bom e velho ferro elétrico para passar o layout para o fenolite, através da transferência térmica (conforme ensinado neste vídeo). Utilizei até o mesmo papel citado no referido vídeo (papel etiqueta). Bem, não é um método revolucionário como citado no vídeo, mas foi o suficiente para criação da minha primeira placa (Figura 2).
Figura 3: Preparando para a transferência térmica. 
O resultado você pode conferir nas figuras 4 e 5, e no vídeo a seguir.
Figura 4: Ao lado esquerdo, a placa Belterrino v.1, em papelão e ao lado direito, a Belterrino v.2 em fenolite. 
Figura 5: Belterrino versão 2 - Em fenolite.


DOWNLOAD DA PROTOTIPAGEM
À quem se interessar, clique neste link(link corrigido) , para fazer o download do layout da placa.

Gostou da postagem? Curta, comente compartilhe.


Licença Creative Commons
O trabalho Belterrino v.2 - um Arduino com ponte H embutida de Ronilson Santos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.blogdoronilson.com/.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: