3 de setembro de 2014

Recentemente divulguei aqui neste blog um robô autônomo de baixo custo, feito com material reciclado. Agora, estou dando mais um passo no projeto. Desta feita, montei uma placa para substituir a protoboard localizada na parte superior do robô (veja a foto do Robô). 

A placa foi criada utilizando o conceito de StandAlone, onde o usuário monta seu próprio Arduino, somado ao conceito do PaperDuino, onde o usuário monta seu Arduino em papel; Como o meu robô precisa de uma ponte H para acionar os motores, resolvi inserir tudo na mesma plaquinha.

O resultado foi este (Fotos a seguir). Em breve, postarei um vídeo apresentando a plaquinha, que chamei de Belterrino (devido minha linda cidade, Belterra - Pará).

Em breve também mostrarei a plaquinha sendo utilizada no Robô Ac.Belterra.


A seguir veja um vídeo explicando o passo a passo de como a placa foi feita:





Confira a prototipagem e as fotos utilizadas neste projeto:






Clique aqui e faça download do layout da placa para impressão.

Atualização em 29/01/2015
Agora fiz esta placa também em fenolite. Claro, não para substituir esta, pois esta eu a utilizo até hoje e super recomendo para trabalhos acadêmicos. Confira a versão em fenolite no link: http://www.blogdoronilson.com/2015/01/belterrino-v2-um-arduino-com-ponte-h.html


Licença Creative Commons
Belterrino: Uma plaquinha de Arduino, com ponte H, de baixo custo e montada em papelão de Belterrino está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://paperduino.eu/doku.php.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.blogdoronilson.com/p/fale-conosco_22.html.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: