5 de janeiro de 2014

O aplicativo de aparência simples, criado na plataforma "Fábrica de Aplicativos", veio para solucionar um problema que os belterrenses vinham enfrentando: informar com precisão os horários dos ônibus que fazem o itinerário Santarém-Belterra e vice-versa. 

O aplicativo pode ser instalado em qualquer dispositivo com plataforma Android, seja tablet ou celular. Após instalado o app roda sem problemas, desde que seu dispositivo tenha uma conexão com a internet. 

Além dos horários dos ônibus, de segunda á sexta, domingos e feriados, o app ainda oferece vários telefones úteis, mural para recados, etc. 
Aplicativo Belterra Bus.

Através de uma rede social, o Blog do Ronilson conseguiu falar com o idealizador do aplicativo, o Pr. Arlison de Oliveira, da Primeira Igreja Batista em Belterra (um grande amigo, o qual tive o privilégio de estudar com ele em uma das duas primeiras turmas de Ensino Médio Regular de Belterra). Veja a seguir, algumas resposta do idealizador do Belterra Bus:

Surgimento da ideia
"A ideia surgiu no dia em que eu passei no terminal em Belterra e pedi para um dos fiscais do DEMUTRAN me fornecerem a folha com os horários, no que fui atendido prontamente. No mesmo dia divulguei no grupo do whatsapp composto pelos jovens da Igreja Batista, eles ficaram interessados e sempre que precisavam saber de um horário recorriam a mim. Daí pensei se todo usuário pudesse ter acesso a essa folha seria melhor. Penso que se o usuário tiver acesso aos horários estará mais por dentro dos seus direitos e vai poder fiscalizar também". 

O que ele espera a partir de agora?
"Espero que os usuários possam assimilar a ideia, e, na verdade, usar o aplicativo como um meio de comunicação, fornecendo ao sistema informações. Por Exemplo: há no aplicativo uma aba por nome 'MURAL' esse recurso deve ser usado na circunstância seguinte - suponhamos que eu esteja em uma parada de ônibus em santarém, digamos que seja uma parada da Rui Barbosa, e tem um outro usuário na parada do Alfa Supermercado. quando eu apanhar o ônibus, recorro a aba 'MURAL' Coloco meu nome e a mensagem: 'apanhei o ônibus na parada tal da Rui Barbosa às 14:45'. Isso vai ajudar o usuário que está na parada do alfa a calcular em quanto tempo o mesmo demorará pra chegar naquela parada. Enfim, espero que seja útil."

Alguma falta alguma informação, para o aplicativo?
"Espero sugestões dos usuários. A plataforma onde eu crio o App é um pouco limitada, mas uma das abas que preciso linkar é a aba Facebook, assim todas as informações que forem colocadas na página Belterrabus do face irão parar instantaneamente no App. Ah! estou atualizando os telefones úteis e pretendo buscar informações do transporte alternativo como a Van 'do Jardel' por exemplo".

Como os usuários podem dar sugestões?
"Especialmente através da pagina Belterrabus no Facebook ou através da aba contato".

"Espero que ajude os usuários sejam servidos, colaborem conosco fazendo sugestões. Visitem a pagina no Facebook e compartilhem com seus amigos", concluiu Arlison.

Para instalar o app, basta clicar aqui. Porém, caso você tenha dificuldades em instalar o aplicativo, siga o passo-a-passo a seguir, criado pelo Blog do Ronilson.

COMO INSTALAR O APP BELTERRA BUS:
  1. Para inciar, digite um seu navegador do seu dispositivo Android, o seguinte endereço:n http://app.vc/belterra_bus ou se preferir, use o QR Code ao lado.
  2. Caso você esteja utilizando o Navegador Crhome, aparecerá a seguinte mensagem: "Este tipo de arquivo pode danificar seu dispositivo. Deseja manter belterra_bus.apk mesmo assim?". Este é apenas um alerta, que este navegador emite, toda vez que você tenta baixar um aplicativo, mas sabemos a procedência do "Belterra Bus", pode clicar em "Ok" que o aplicativo será baixado sem problema algum. 
  3. Após baixar, clique em "abrir", ou "instalar" de acordo com a opção que seu dispositivo oferecer para iniciar a instalação do app(figura 1). 
  4. Caso apareça um janela, semelhante a da figura 1(abaixo), não se preocupe, basta clicar em Configurações, ir até o menu  Segurança e marcar o quadrinho ao lado de Fontes desconhecidas (figura 2) . Tal procedimento é necessário para instalar qualquer aplicativo que não seja baixado através da Play Store oficial da Google, a Google Play. Feito isto, volte a fazer o passo 3. 
    Figura 1

    Figura 2
  5. Após ter clicado sobre o aplicativo aparecerá uma janela, semelhante a figura 3, clique em Instalar. Feito isto, seu aplicativo estará instalado perfeitamente e poderá ser acessado na bandeja de aplicativos do seu dispositivo. 

Figura 3 


Caso você tenha alguma dúvida sobre a instalação do aplicativo, é só entrar em contato pelo Fale Conosco.

Por Ronilson Santos Blog do Ronilson (Ao compartilhar, ou replicar esta postagem, favor citar a fonte. )

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: