2 de julho de 2013

Reunião do Incra com prefeitos da Transamazônica - BR 163
Trabalhadores rurais encerraram uma série de protestos que eram realizados nos últimos dias no Oeste do Pará. A decisão foi oficializada na noite da última sexta-feira (28/06), em plenária, na Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (PA). O local foi sede de reuniões durante o dia de hoje entre lideranças de trabalhadores e produtores rurais e uma comitiva de gestores de órgãos federais, a exemplo do Incra e do ICMBio, e estaduais, como a Sema.

Na plenária que decidiu pelo fim do movimento, foi assinado um documento contendo as medidas acertadas para serem deflagradas a partir de julho deste ano.

Com o acordo, os trabalhadores rurais liberaram, na sexta (28), trecho da BR-163, na altura do Município de Trairão (PA), e desocuparam a sede do Incra em Santarém (PA). O local havia sido ocupado na manhã do dia 27 de junho.

O presidente do Incra, Carlos Guedes, esteve presente ao encontro em Altamira e dialogou diretamente com os assentados. Na oportunidade, anunciou investimentos na área de infraestrutura e ações para acelerar a regularização ambiental e fundiária dos projetos de assentamentos, com a realização de 10 mil cadastros ambientais rurais em parceria com a Emater/Pará.

Para o Baixo Amazonas, em específico, as negociações apontaram o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, em Santarém, como uma das prioridades na atuação do Incra ao longo do segundo semestre deste ano.

Mais informações: 

Fonte: ASCON/INCRA

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: