2 de março de 2013

Olhos atentos no Palácio das Seringueiras.. de olho no estágio probatório dos servidores. 
Ontem(28/02/2013) o Blog do Ronilson chamou a atenção para o caso dos servidores concursados de Belterra, na postagem "Três anos se passaram e até agora o resultado do estágio probatório dos servidores de Belterra ainda não saiu*". 

É importante ressaltar que, no serviço público federal, de acordo com a Lei 8.112, esta avaliação (que deve ser feita por uma comissão, criada para este fim), deve ir para homologação quatro meses antes de findar o prazo do estágio probatório. Seria importante que os servidores de Belterra verificassem o que diz o Regime Jurídico da cidade sobre este assunto. Até onde sei, ele se parece bastante com a lei 8.112 (pois parece ter sido um "copia e cola"). 

É importante salientar, que desde a emancipação de Belterra ouvimos relatos de que pessoas são admitidas ou demitidas (como temporários) de acordo com suas preferências partidárias. Porém, vale lembrar também, que o estágio probatório é para avaliar a "assiduidade, disciplina, capacidade de inciativa, produtividade e responsabilidade" do servidor. As preferências políticas partidárias, a vida particular ou algo parecido, não devem ser levadas em contas na hora desta avaliação. 

E quanto vai haver outro concurso prefeita?
Espero que a Prefeita Dilma acabe com esta fama de Belterra de empregar e/ou exonerar pessoas de acordo com as siglas partidárias, e realize concurso público já. Uma fonte do governo, chegou a me informar que Dilma pretende realizar Concurso Público, no entanto, todos devem lembrar que quando perguntada por este Blog sobre este assunto, a mesma nos deixou sem resposta (leia mais sobre isto em Haverá Concurso Público em 2013 na cidade de Belterra?*). Mesmo assim, continuamos esperando prefeita, apesar de não acreditarmos nesta possibilidade. Só para lembrar, no próximo ano tem a campanha para reeleição da Dilma, daqui passado mais dois anos, tem campanha de novo (para reeleição da Dilma de Belterra será? talvez sim). O concurso público hoje, não é visto com bons olhos para muitos políticos, que querem fazer da prefeitura cabide de empregos para cabos eleitorais.. mesmo assim, espero que a Dilma me supreenda. 

* A postagem de publicada ontem, foi enviada para o e-mail da assessora de imprensa da Prefeitura de Belterra, para ver se a Prefeitura de Belterra se manifesta sobre o assunto. 
**Só para esclarecer, nenhum candidato à prefeito de Belterra respondeu a pergunta do Blog do Ronilson. 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: