14 de março de 2013

Reprodução / helanisa.
Ao que tudo indica tem vereador em Belterra que ainda não conhece o termo nepotismo. Então, o Blog do Ronilson foi atrás do significado do termo para ajudar as pessoas (a fiscalizarem) e até mesmo os políticos, que ainda desconheçam este termo tão falado recentemente e que já deveriam conhecê-lo. Vejamos:

NEPOTISMO:  Etimologicamente, a palavra nepotismo tem origem no latim nepos, que significa neto, descendentes a posteridade, e nepotis, sobrinho. Tal configuração se deve ao surgimento do termo, que se deu para expressar as relações de concessão de privilégios entre o Papa e seus familiares. No período do Renascimento, os papas e outras autoridades da Igreja Católica, por não terem filhos, protegiam seus sobrinhos, nomeando-os a cargos importantes dentro da Igreja. (Texto extraído do artigo O NEPOTISMO SOB A ÓTICA DA SÚMULA VINCULANTE Nº 13 DO STF: CRÍTICAS E PROPOSIÇÕES, disponível no site http://www.oab.org.br/editora/revista/revista_07/anexos/sumula_vinculante_nro13.pdf em 14/03/2013)

Pois é prezados, nepotismo é aquilo que já estamos cansados de ver: o político emprega a irmã, a mãe, o pai, o filho e até a sogra (como mostra a ilustração acima).

Há relatos, que em uma secretaria de Belterra já encontram-se lotados um filho e um irmão de um vereador. Pior que o secretário desta secretaria, foi indicado por este vereador. Pode isto? Isto não é nepotismo? O que você acha?

Para quem quiser entender mais sobre nepotismo leia:

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: