25 de março de 2013

Na segunda-feira(18-03) passada, começou no município de Belterra, a campanha do Ministério da Saúde de Prevenção de Hanseníase e Verminoses que teve como público alvo estudantes da rede pública. A campanha tem o slogan “Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar”.

Para a prevenção da hanseníase, a estratégia será a busca ativa de casos suspeitos entre as crianças. Para isso, os pais também preencheram um formulário indicando a existência de qualquer sinal, mancha ou caroço na pele dos filhos. Todas as crianças que tiverem qualquer sintoma serão encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima para uma consulta e terão atendimento priorizado.

A ação atendeu alunos na faixa etária de 05 a 14 anos. Durante a campanha, técnicos de saúde visitaram escolas da rede pública para administrar em dose única, um comprimido de 400 miligramas do medicamento Albendazol, para tratamento de verminoses.

As verminoses constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem. A lombriga e o amarelão são os tipos mais conhecidos de verminoses, caracterizadas como infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. As verminoses podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Belterra

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: