23 de março de 2013

A Prefeitura Municipal de Belterra, a Câmara Municipal, a população e os órgãos ligados ao trânsito da região participaram na manhã da última sexta-feira (22/03) da Audiência Pública para a discussão sobre o fluxo do trânsito da cidade. Entre as discussões estavam a Municipalização do Trânsito, a Educação no Trânsito, a Fiscalização e aproveitando a presença da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará-ARCON foi discutida também, a questão do transporte intermunicipal.

Nos discursos todos mostraram preocupação, quanto, o aumento do número de acidentes no trânsito da cidade. 

De acordo com a Prefeita de Belterra Dilma Serrão foram dados muitos encaminhamentos, para o avanço na organização do trânsito em Belterra “Nosso Departamento Municipal de Trânsito vai intensificar ainda mais, as ações de Educação para o Trânsito, continuaremos a sinalização da cidade e a Municipalização do trânsito” destacou.

O DETRAN reafirmou a parceria para a realização de blitz de fiscalização no município.

Na audiência, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará-ARCON, órgão que faz regulamentação dos transportes coletivos intermunicipais, ou seja, que trata das linhas de ônibus de um município para o outro, se comprometeu em fazer um trabalho de regularização dos transportes coletivos, visto que, de acordo com o órgão, somente uma empresa está regularizada, para fazer o serviço. A ARCON vai organizar ainda, a implantação de uma linha alternativa entre Santarém, Belterra até a Comunidade de São Jorge, uma linha Interpraias Santarém, Belterra (Aramanai) via Alter do Chão, além da linha Belterra, Comunidade Jatobá até Santarém.

A Prefeitura de Belterra vai realizar uma campanha para a Educação no Trânsito a começar pelos Servidores Municipais. Na campanha os Servidores serão orientados quanto ao uso de capacetes, cinto de segurança, dentre outros. Os servidores, após este treinamento, que não utilizarem os equipamentos de segurança no trânsito serão advertidos por suas secretarias e responderão administrativamente ao setor jurídico do Município. Tal ação se dará para alertar os Servidores para a atenção e o zelo pela vida no trânsito.

O Núcleo Metropolitano de Trânsito e Mobilidade está encaminhando a elaboração de um projeto para educação para o trânsito, que formará Professores da rede municipal e estadual para atuarem nas Escolas, o projeto tem a parceria do SEST/SENAT. 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: