13 de novembro de 2012

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro deste ano será realizado o 4º Congresso da Cidadania de Belterra.

O Congresso é o maior fórum de decisão em que reúne governo e a Sociedade Civil do município em massa e é realizado a cada 2 anos. O Tema e Lema são definidos a partir das discussões realizadas pelo Conselho da Cidadania e Fórum dos Movimentos Sociais de Belterra. Este ano o Congresso terá como Tema: Belterra, quem ama ajuda a construir e Lema: Qualidade de vida se constrói com participação popular e controle social. O debate deste 4º Congresso se dará a partir de mesas temáticas que serão levantadas com os seguintes sub-temas: 1. Participação Popular; 2. Controle Social; 3. Ordenamento Territorial e 4. Economia e Sustentabilidade.

Cerca de 17 mil pessoas residem no município de Belterra, a maioria vive na área rural e os demais na área urbana onde ainda predomina as características e atividades rurais. A produção de base familiar ainda encontra grandes dificuldades, entre elas a falta de assessoria técnica permanente, o acesso a insumos, equipamentos e capacidades técnicas para o aumento da produtividade, gestão e comercialização da produção. Também existem dificuldades de transporte, educação, acesso à água e ao atendimento de saúde. Por outro lado e ao mesmo tempo, existe enorme potencial para Belterra desenvolver se economicamente através de: turismo, agricultura, manejo florestal, artesanato, fruticultura e horticultura; garantindo o manejo adequado dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.

Como garantir que a população participe qualitativamente dos espaços de debate, que os conselhos setoriais se fortaleçam no desenvolvimento de seus papeis e que trabalhador/a rural ou urbano possa produzir mais e melhor, transportar e comercializar seus produtos no mercado e ter acesso a melhores condições de vida a suas famílias. Este é o principal desafio que estará sendo discutido no processo do 4ª Congresso da Cidadania, dando continuidade e fortalecendo ao projeto democrático popular iniciado em 2005.

O Prefeito de Belterra, Geraldo Pastana, durante o Seminário “Desenvolvimento Econômico: Fortalecendo a Produção Familiar em Belterra”, afirmou que os congressos são o mais importantes passos na caminhada para trazer “Mais Prosperidade para Belterra” e o Conselho da Cidadania, o Fórum dos Movimentos Sociais e demais estruturas de organizações Sociais deste município acreditam que este momento é também uma etapa de transição e que a prefeita eleita, Dilma Serrão, fortalecerá este processo e de mãos dadas com a população conquistará o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Belterra continuará sendo modelo nacional em participação popular e agora com Controle Social e Desenvolvimento Econômico.

O Coordenadoria Executiva do Conselho da Cidadania, em conjunto com o Coordenador de Planejamento, Sr. Ezequias Borges, informam que o 4º Congresso foi preparado em várias etapas, como: Plenárias Distritais, Plenárias por segmentos, Assembleias do Conselho da Cidadania e Reuniões da Coordenação Executiva do Conselho juntamente com o secretariado de governo. Estamos com uma média de 250 delegados titulares eleitos ou vindos dos diversos conselhos setoriais e Distritais. Veja, a seguir, as mesas de debates e seus componentes. Coloque na sua agenda e venha ajudar a Construir nossa Belterra.
.
Mesa 1:
Mesa 2:
Mesa 3:
Mesa 4:
Participação Popular
Controle Social
Ordenamento Territorial
Economia e Sustentabilidade
  • Misanira Arruda Projetista e Professora Universsitária em Santarém
  • Tibério Allógio – Projeto Saúde e Alegria
  • Irlanda Almeida – Forum dos Movimentos Sociais
  • Coord. Antonia Uchoa
  • Geraldo Pastana – Prefeito Municipal
  • Guilherme Carvalho – Educador Popular FASE/Amazonia
  • José Arimatéia - Rep. Conselho da Cidadania

  • Coord. Dilma Serrão
  • Mauricio Leal – Advogado, Professor em Direito Urbanistíco - UFPA -Blm
  • Fabio Menezes – Chefe da Flona Tapajós
  • Uma/a Representante do INCRA
  • Coord.: Catia Magalhaes – Arquiteta Urbanistica
  • Maria Rosa – Coordenadora da FETAGRI - BAM
  • Celeste Barbosa – Educadora Popular
  • João Batista – Coordenador da Fundação Viver Produzir e Prezervar
  • Coord.: Representante do Cons. Da Cidadania
Participarão do Congresso, com direito a voz e voto: delegados e delegadas eleitos em plenárias nos sete distritos e nas plenárias realizadas pelos movimentos e organizações sociais (indígenas, mulheres, Idosos, juventude, Esporte e Lazer e de trabalhadores(as) rurais, saúde, educação, entre outros). Para cada 10 participantes na plenária se elegeu 01 delegado ou delegada e são delegados natos no 4º Congresso: Todos os Conselheiros da Cidadania, todos os Conselheiros Distritais, Conselheiros representantes da Sociedade Civil nos Conselhos Setoriais do município. Porém, foram convidados e terão direito a voz: os vereadores/as atuais e vereadores/as eleitos, Prefeita eleita, Representantes universitários, Representantes de organizações Sociais e governamentais do município e da região e os diversos representantes dos meios de comunicação, blogueiros etc. Enfim, o 4º Congresso da Cidadania é aberto a todos que queiram participar e contribuir neste processo de desenvolvimento local.

Confira AQUI a programação do Congresso.

Postagem atualizada em 13/11/2012 às 12:15 para atualizar o local do evento, pois o mesmo não mais ocorrerá na ACEDESPI, conforme divulgado anteriormente e sim na Escola Eny Ataíde

Por Antonia Uchoa / Assessoria ao Conselho da Cidadania de Belterra.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: