23 de novembro de 2012

Neste sábado (24/11), faremos uma reunião/debate com o Professor Jorge de Oliveira, sociólogo e Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com início às 9 horas da manhã no Campus Rondon. O tema da discussão é “O exemplo de lutas da UNIR e os desafios da comunidade acadêmica da UFOPA”.

A Universidade Federal de Rondônia foi marcada por um importante processo de lutas no 2º semestre de 2011, que envolveu uma greve geral das 3 categorias e a ocupação do prédio da Reitoria por cerca de 2 meses. Estudantes, professores e técnicos protestavam contra as precárias condições de funcionamento da UNIR, fruto do REUNI e de esquemas de corrupção envolvendo a Administração Superior da Universidade, encabeçados pelo Reitor José Januário.

A luta da comunidade acadêmica da UNIR derrubou o Reitor corrupto e provocou eleições diretas na instituição. A candidata do movimento grevista, Berenice Tourinho, foi eleita Reitora da Universidade Federal de Rondônia e deu início a um novo tempo, de democracia e gestão coletiva da vida acadêmica da UNIR. 

Os professores, estudantes e técnicos da UNIR nos fornecem um importante exemplo de luta, que deve ser levado em conta pela comunidade acadêmica da UFOPA, a qual se depara hoje com problemas muito parecidos aos que ocorriam em Rondônia: além da precariedade estrutural, temos uma gestão autoritária e marcada por sérias denúncias de improbidade administrativa. 

Dessa forma, o debate com o Professor Jorge de Oliveira, que fez parte do comando de greve da UNIR e hoje integra a Administração Superior dessa universidade, será um importante espaço de reflexão para as lutas que a comunidade da UFOPA tem pela frente. Por isso, contamos com a presença de todos no Campus Rondon neste sábado de manhã.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: