4 de outubro de 2012

Ontem(03) foi publicada,  no Blog do Jeso, uma pesquisa de intenção de votos realizada na cidade de Santarém que aponta para um empate técnico entre Alexandre Von e Lucineide (candidatos à prefeito de Santarém). Segundo esta, Lucineide Pinheiro(PT) estaria com 33.9% e Alexandre Von com 32,8%. 
Do tipo estimulada (aquela em que o eleitor, diante de um cartão com os nomes dos candidatos, faz sua escolha), a 3ª pesquisa da DOXA apresentou  os seguintes percentuais:
1º) Lucineide Pinheiro (PT) = 33,9%
2º) Alexandre Von (PSDB) = 32,8%
3º) José Maria Tapajós (PMDB) = 12,9%
4º) Márcio Pinto (PSOL) = 8,3%
5º) Rubson Santana (PSC) = 6,0%
Os eleitores indecisos somam agora, na reta final da campanha, 5,1%, e os que vão optar por votar nulo ou branco, 1%.

Porém, poucas horas depois, no início da noite de hoje(04) o Blog do Estado do Tapajós, publicou uma outra pesquisa com resultados bem diferentes. Nesta, realizada pela BMP Von aparece com 42,88% e Lucineide com 20,53% dos votos.
Do tipo estimulada, a pesquisa da BMP apresentou os seguintes percentuais:
1º) Alexandre Von(PSDB) 42,88%
2º) Lucineide Pinheiro (PT) 20,53%
3º) José Maria Tapajós (PMDB) = 12,58%
4º) Márcio Pinto (PSOL) = 7,95%
5º) Rubson Santana (PSC) = 5,63%
Não sabem / indecisos somaram 9,11% e branco/nulo/abstenção 1,32%.

Ambas as pesquisas ouviram 600 pessoas, tem margem de erro de 4 ponto percentuais e estão registradas no site TSE. O número do protocolo de registro da pesquisa da BMP é PA-00279/2012 e da Doxa é PA-00254/2012.

Veja abaixo um gráfico que mostra a diferença entre os resultados das pesquisas:
Comparação entre os resultados da pesquisa da Doxa e da BMP divulgadas em Santarém nas últimas 12 horas.
Para ler mais sobre a pesquisa da Doxa, clique aqui (para ler no Blog do Jeso) ou aqui para ver a metodologia, plano amostral, questionário aplicado e etc, no site do TSE.

Para ver mais detalhes da pesquisa da BMP clique aqui( para ler no Blog do Jornal Estado do Tapajós) ou aqui para ver a metodologia, plano amostral, questionário aplicado e etc, no site do TSE.

Observação do blogueiro: Não sou matemático nem estatístico. Portanto não estou afirmando que A ou B está certa ou errada, estou apenas mostrando que as duas pesquisas divulgadas quase ao mesmo tempo, mostram resultados com diferenças gritantes. Os motivos este blogueiro desconhece. Passo a palavra para os especialistas... caso contrário, vamos ter que esperar para conferir no próximo dia 08, qual resultado estar mais próximo da realidade. 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: