10 de setembro de 2012

Praia do Pindobal - Arquivo do Blog do Ronilson
A Praia do Pindobal, localizada em Belterra, é uma das mais belas do Oeste Pará e é uma das referências de Belterra.

No entanto, o que não é nada elegante é a atitude de algumas pessoas que querem "impor leis" na referida praia. 

Segundo relatos que chegaram ao blog, banhistas tem sido surpreendidos com a informação de que é proibido levar alimentos e bebidas, caso queiram utilizar as barracas lá localizadas.

Entendemos perfeitamente que algumas pessoas vêem no turismo uma chance de lucrar(e isto é normal) no entanto, tentar impor "regras" aos banhistas é algo ridículo e questionável do ponto de vista legal. As praias são públicas, e não pertencem à A ou B. Além do mais, tais atitudes podem desestimular o turista e o mesmo pode até deixar de frequentar a referida praia.

Portanto, fica aqui o nosso alerta à Prefeitura de Belterra, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) e ao Ministério Público para que possam averiguar esta situação.

Ressaltamos que, segundo a Constituição Federal as praias são bens da União.  Vejamos o que diz a Constituição Federal:
Art. 20. São bens da União:
I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;
II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;
III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: