15 de setembro de 2012

Imagem meramente ilustrativa
Após o Blog do Ronilson ter publicado a postagem intitulada Perigo: Lombadas na Estrada 04, o signatário deste blog recebeu vários comentários a cerca da postagem, alguns defendendo as lombadas, outros manifestando-se contrário. Nesse período também fomos informados de vários acidentes que aconteceram devido a existências das mesmas. 

Diante disto, revolvemos fazer uma visita às lombadas na noite deste sábado(15). Ao chegar ao local, percebemos que as mesmas já foram retiradas (pelo menos as duas que procuramos, não encontramos mais). No entanto, pudemos constatar ainda algumas coisas: 
  • Na primeira lombada, que ficava próximo à Escola Sagrada Família, não havia iluminação pública em cima das lombadas, pois as duas lâmpadas que existem naquele local estão apagadas. ( Leia a postagem [ BELTERRA ] Iluminação pública está precária ). 
  • Além disto, a sinalização da lombada não era refletiva ( aquela que reflete quando exposta à luz do farol do veículo) e algumas das placas estavam em meio a escuridão... Tudo isto, constituía-se em perigo para quem trafegava a noite e que não tinha conhecimento da existências das lombadas. 
Faço questão de deixar claro que ao postarmos sobre as lombadas, não estamos nos posicionando contra as melhorias do trânsito de Belterra. Muito pelo contrário, estamos na torcida para que o trânsito de nossa cidade seja municipalizado o mais rápido possível e que a partir de blitz educativas e de fiscalização constante o trânsito de Belterra se torne mais seguro. 

O que questionamos nas lombadas é que, as mesmas podem colocar em risco a vida de muitas pessoas e se estamos tentando diminuir o número de acidentes, as lombadas podem constituir-se em algo oposto ao nossos objetivos. Além disto, para que seja colocado uma lombada ( as chamadas ondulações transversais), deve-se observar a legislação específica. Existem, pelo menos duas resoluções ( Resolução Contran nº 39/98 e a Resolução de nº 336/2009 ), que mostram as regras que devem ser cumpridas: Existe uma altura máxima, é exigida uma largura específica, placas de advertência e de regulamentação e a lombada deve ser pintada. 

Pois bem, as lombadas foram retiradas.... Agora, cabe aos motoristas e motociclistas terem bom senso em andarem na velocidade adequada. Pois nesta época, existe muito poeira naquela local, o que aumenta o risco de atropelamento de pedestre e ciclistas.

O DEMUTRAN, já fez várias blitz educativas em Belterra e alguns moradores, relataram ao Blog do Ronilson que seria importante se acontecesse uma naquele local.

FICA AQUI AS DICAS DO BLOG DO RONILSON
Se você é motociclista fica aqui o nosso alerta: USE CAPACETE. Usar um capacete pode até parecer incômodo, mas pode lhe proteger de graves acidentes. É motorista? USE O CINTO DE SEGURANÇA. Pais, professores, pastores, padres, líderes comunitários, blogueiros e etc... vamos ser exemplo, vamos cumprir as leis de trânsito para que assim possamos incentivar os demais a fazerem o mesmo. Se ainda não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) faça um esforço, tire a sua e ajude a melhorar o nosso trânsito. E bom lembrar que: Uma moto é para transportar duas pessoas e não três ou quatro. Não coloque a vida do seu filho em risco, transportando-o em cima do tanque de combustível da moto, pois em caso de acidente ele será o primeiro a ser arremessado ao chão. 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: