27 de agosto de 2012

Início da construção da creche. Foto do arquivo do Blog do Ronilson
Segundo informações a Secretaria Municipal de Educação(SEMED), juntamente com a Escola Municipal de Educação Infantil Frei Osmundo, estão realizando um abaixo assinado para solicitar da Prefeitura a construção da Creche no entorno da Praça Brasil.

Entenda o caso:
No último dia 20, o Promotor de Justiça Túlio Chaves Novaes, da 9ª Promotoria de Justiça, comarca de Santarém, recomendou a "interrupção imediata" da construção da Unidade Escolar de Educação Infantil - chamada popularmente de Creche. Tal recomendação aconteceu após populares terem feito um abaixo-assinado em Belterra pedindo que a creche não fosse construída na Praça Brasil, por considerarem que a mesma é um patrimônio histórico e que inclusive, a mesma já teria sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A obra faz parte do PAC2 e custará quase 1,5 milhão.

Portanto a situação é a seguinte:
  • De um lado tem moradores que defendem que a creche deve ser construída na área da Praça Brasil (onde inclusive já cavaram os buracos para o início da obrx);
  • Por outro lado, defensores do patrimônio histórico defendem que a creche deve ser construída em um outro local, visando a preservação de uma das mais belas praças do Brasil. 
Em contato com o IPHAN, o mesmo nos informou no último dia 16 que notificou a prefeitura e iria analisar o projeto da obra. Já o Ministério Público, aguarda até o próximo dia 30, para que a Prefeitura envie "todas as informações referentes à licitação da obra e sobre o eventual tombamento da praça".

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: