21 de agosto de 2012

Imagem meramente ilustrativa.
Reprodução de aviacaonoticias
A campanha política de Belterra, literalmente não decolou na internet. Apesar de haver vários debates, na rede social Facebook a cerca da política, parece que as coligações não se interessaram muito pela campanha na web.

Dos candidatos majoritários, o único que anunciou ao TSE que teria um site, foi Prof. Ulisses(PMDB), candidato à prefeito da coligação Por Amor A Belterra. Mesmo assim, até o presente momento o site não foi ao ar. O link do site seria: http://www.ulissesbelterra15.can.br/ (Link encontrado no site do DivulgaCand2012)

Os perfils que existem no Facebook, dedicados às coligações tem servido quase que unicamente para divulgar a agenda e fotos dos candidatos. Até agora, nada de propostas foram divulgadas no Facebook.

Enquanto isto, este blog solicitou as propostas das três coligações majoritárias, na tentativa de disponibilizá-las ao internauta, porém, até o presente momento ainda não recebemos nenhuma proposta. Nem mesmo no DivulgaCand ( site que divulga tudo sobre os candidatos), foi possível encontrar as propostas. 

Ainda bem que começou hoje(21) a Propaganda Eleitoral, e graças à Rádio Serrabel, os eleitores de Belterra poderão começar a ouvir alguma proposta. No entanto, para quem está fora do alcance da rádio, não poderá ouví-la pois o site da mesma está fora do ar: www.serrabelfm.com. Vale lembrar que como Belterra não tem emissora de TV, só haverá horário eleitoral na rádio Serrabel. 

Além da rádio Serrabel, a outra alternativa para ouvir as propostas dos candidatos é ir aos comícios. Porém, segundo relatos, em vez de propostas em muitos comícios o que tem saído é "ataque aos adversários políticos" e nada de propostas reais e concretas. Aliás, a propaganda volante tem sido bem  presente em Belterra, se vê carro som por todo lado, mas é difícil ouvir uma música que contenha uma proposta sequer.

Enfim, enquanto nos Estados Unidos, desde a primeira campanha do Obama, a web tem sido uma "protagonista" nas campanhas eleitorais, para debates e divulgação de propostas, em Belterra a mesma não chegou nem a ser uma "atriz coadjuvante". 

Pior que isto não acontece só em Belterra. Pelo visto, o Brasil inteiro ainda não aprendeu fazer campanha de uma forma interativa e barata. Ou seja, esta poderá ser mais uma eleição que muitos eleitores irão votar sem conhecimento das propostas dos candidatos.

ATUALIZAÇÃO:

  • Em contato com o diretor da Rádio Serrabel de Belterra, o mesmo informou que o site da rádio voltará à funcionar na próxima quinta-feira(23). 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: