7 de julho de 2012

Sim, isto mesmo, o PSD, que apoiaria a coligação encabeçada pelo Dr. Macedo do DEM, findou apoiando a coligação encabeçada pelo PMDB e ficando sem nenhuma candidato a vereador. 

Conforme publiquei aqui no Blog, no último dia 30, durante a convenção do PSD que aconteceu no plenário da câmara dos vereadores de Belterra, o PSD colocou em votação, para que os convencionais escolhessem com qual partido gostariam que o PSD coligasse e a maioria escolheu o DEM para se coligar. Na coligação foi aprovado o nome de Nilda Paixão e Oto Santos como candidatos a vereadores pelo PSD.

No entanto, na manhã de ontem (06) ao receber informações da chapa “Muda Belterra”, percebi que o PSD estava no meio de uma das coligações que fazem parte da referida chapa. O PSD aparece junto com o PSDB, PTB, PV, PSL, PSDC.

Diante disto, o BLOG DO RONILSON foi atrás de esclarecimentos para esta mudança. Entramos em contato com o presidente do PSD, Oto Santos, em seguida com o presidente do DEM, João Rocha e com a vereadora Nilda Paixão ( para sabermos o porque que ela desistiu de sua candidatura).  Veja abaixo o que disse cada um deles ao Blog:



Presidente do PSD, Oto Santos, explica porque saiu da chapa do DEM - 

Prezado Jornalista Ronilson, Boa tarde.

Cumprimentando-o, gostaria de parabenizá-lo pelo sucesso do blog que vem crescendo a cada dia, fruto de seu profissionalismo e imparcialidade.

Atendendo a solicitação, no sentido de o PSD/Belterra informar os motivos que o levaram a retirar o apoio (inicialmente declarado) à candidatura para prefeito do Dr. Macedo (DEM), e decidir pela candidatura do Professor Ulisses Medeiros (PMDB), cumpre-me como presidente, esclarecer que os principais motivos foram:

1. a pretensão inicial do DEMOCRATAS em formar dois grupos de candidatos a vereador, sendo um com apenas candidatos do DEM, e outro, formado pelo PRB, PPS e PSD; o que ao ver da maiora dos membros do PSD, inviabilizaria a possibilidade de eleição de qualquer candidato desse grupo. Como desde o início sugerimos uma única coligação para a eleição proporcional, resolvemos não aceitar;

2. logo em seguida, a decisão da Vereadora Nilda Paixão (PSD) de retirar seu nome como candidata a reeleição e declarar apoio à candidatura para vereador de pessoa alheia ao seu partido;

3. A decisão posterior do DEMOCRATAS de formar um único grupo para a eleição proporcional, sem a inclusão dos candidatos do PSD, que sequer estava representado na reunião em que isto foi decidido.

Em consequência reunimos novamente, e a maioria dos membros do PSD decidiu recuar com o apoio inicial e formalizar aliança na eleição majoritária com o candidato do PMDB.

Agradeço a oportunidade e um forte abraço.

OTO SANTOS - Presidente do PSD/Belterra.


DEM dar outra versão para a saída do PSD - Leia abaixo o texto que recebemos do Sr. João Rocha, presidente do DEM:
"O que aconteceu na verdade sobre a saída do PSD da nossa aliança, não foram os motivos citados pelo dr. Oto. Ele MENTIU quando lhe informou que nós tomamos decisão de formar um único grupo para eleição proporcional sem a representação do seu Partido. A decisão foi tomada depois que ele (OTO), pediu para retirar seu nome via telefone,( suja ligação foi ouvida pela nossa assessoria jurídica e por vários membros da coligação que estavam no recinto, pois a ligação como era de interesse geral, foi ouvida em viva voz). Nesta ligação o Dr. OTO, afirmava ter provas que o nosso candidato a Vice prefeito não estava em condições de concorrer, solicitando a substituição do mesmo pelo seu nome (OTO), com o que nós não concordamos, pois temos provas suficientes da inexistência deste problema com o nosso candidato a vive . Em razão da não aceitação da sua proposta, ele (OTO), pediu que retirasse o seu nome e do seu Partido da coligação, alegando que iria sair candidato a Prefeito. Imediatamente, reunimos e aí sim, foi decidido pela formação de uma único grupo para eleição proporcional, sem a presença do PSD, porque ele havia pedido para sair. Tivemos que refazer toda a documentação por conta desta decisão. No outro dia, o Sr OTO, ligou novamente, pedindo reconsideração da sua decisão anterior, a qual não foi possível atender, em função da exiguidade do tempo, pois se assim procedêssemos teríamos que refazer tudo novamente e aí não havia mais tempo, pois até as 19 horas teríamos que estar com tudo pronto na justiça Eleitoral. Lamentamos, pelo ocorrido, mas não podemos continuar neste jogo de brincar com assuntos sérios, como é o caso de uma eleição para Prefeito de um Município."


Vereadora Nilda Paixão fala porque desistiu de sua candidatura - O Blog do Ronilson entrou em contato com a vereadora Nilda Paixão para saber o porque da desistência de sua candidatura e a mesma confirmou, por telefone, que não será candidata a vereadora nestas eleições e afirmou: "Eu era candidata até ontem... retirei minha candidatura quando eu soube que ele (se referindo ao Oto Santos) iria para o outro lado... quando ele retirou o apoio ao DEM, eu retirei minha candidatura"

Portanto, a ideia do Blog seria esclarecer o "porque", porém, diante das divergências de versões não foi possível chegar a alguma conclusão. Tudo o que percebemos é que a saída do PSD da chapa do DEM, parece ter causado um certo desconforto entre os dois partidos. 

Observação: Este blog, visando ser o mais democrático e imparcial possível, por isto foi dado a oportunidade para cada uma das partes envolvidas. Mesmo assim, se alguma pessoa ou partido citado acima, ainda julgar que precisa do direito de resposta, este blog está sempre à disposição. O nosso contato está na lateral direita deste blog. 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: