25 de fevereiro de 2012

As informações que chegaram ao QG do Blog nesta manhã é que a situação da Secretaria de Saúde de Belterra (SEMSA) é crítica. 

Falta Salários:
Funcionários efetivos da referida secretaria já estão entrando no terceiro mês sem receber os seus salários, e alguns "recibados*" já estão entrando no quinto mês. Em contato com um funcionário que não quiz que seu nome fosse revelado, o mesmo confirmou que está sem receber e a seguir completou: "fica em uma situação difícil, não sei mas nem como pagar as minhas contas. Fico emprestando de um e de outro".

Soubemos que alguns funcionários que trabalham no Hospital de Belterra já receberam. Porém, os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) ainda não receberam o salário referente ao mês de janeiro. Os funcionários que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estão sem receber. 

Falta médico:
A situação da Secretaria da Saúde de Belterra vai além dos salários atrasados. Segundo informações, os postos de saúde que tem programa do governo federal implantados -  Programa de Saúde da Família - como os localizados na  Estrada 4,  no km 135(Corpus Christi), no km 92 (São jorge), na Br 163 (Trevo) e no Aramanaí estão sem médicos. Por que estão sem médicos? Com a palavra se Secretaria de Saúde. O povo espera uma resposta.

Tentativa de contato:
Tentamos entrar em contato com a Elisângela Almada - pois esta, está respondendo atualmente pela secretaria - mas não conseguimos. Também tentamos ligar para a Mônica Almeida, assessora de comunicação da prefeitura, mas o telefone da mesma não estava disponível.

Portanto, deixo o espaço aberto para que a Secretaria de Saúde (SEMSA) possa se pronunciar a cerca desta denúncia.

Comentário do blogueiro:
Presentinho ao PMDB.
Agora me respondam: Como é que um profissional pode exercer bem o seu trabalho se ele está à 3 meses sem receber o seu salário? Se está endividado, faltando coisas em sua casa, se os cobradores estão batendo à sua porta? 

O mais interessante ainda, é que esta secretaria foi oferecida ao PMDB, e segundo fontes seguras esta secretaria seria oferecida ao vereador Ulisses (PMDB) que tem feito oposição ao governo do atual prefeito. Tipo assim: "toma este abacaxi". Porém, o vereador Ulisses fez questão de explicar à este blog que jamais receberia a secretaria ou qualquer outra coisa do governo. Com isto, não sei quem poderá assumir, mas o certo que poderá ser alguém do PMDB. Isto é, se o "acordo" fechado entre PT de Belterra e PMDB (via Antônio Rocha) realmente vigorá.


* Recibados - É como são chamados o grande número funcionários que trabalham na prefeitura de Belterra sem estarem na folha. Em geral recebem em cheque na tesouraria. 
Detalhe: Estes funcionários não contribuem para a previdência social (ou seja, não é recolhido o INSS). Logo, o tempo trabalhado não contará para fins de aposentadoria e/ou outros benefícios previdenciários. Se bem que, de que adianta recolher o INSS se este não for repassado?
Clique aqui e envie sua sugestão de postagem ou denúncia

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: