15 de fevereiro de 2012

Eu sempre admirei as postagem que o nobre jornalista e professor Manuel Dutra posta em seu blog, principalmente quando ele fala sobre a criação do Estado do Tapajós e sobre a minha querida cidade, Belterra. Como blogueiro amador - sem formação em jornalismo - eu aprendo muito com este jornalista. 

Como blogueiro, eu jamais me sentiria digno de "contestar" uma postagem de um jornalista de tão grande experiência como o professor Manuel Dutra. Porém -  não como blogueiro, mas como evangélico -, eu me sinto no dever de esclarecer algumas coisas sobre uma postagem que o jornalista publicou hoje em seu blog, intitulada Fotos, apenas fotos. E o que elas nos dizem e sugerem.

Na referida postagem o jornalista mostra algumas fotos, arquivadas por ele, que mais lhe chamaram atenção. Entre as dez fotos postadas, uma delas é de um projeto da igreja Assembleia de Deus, a qual pertenço desde a minha infância. A foto ficou ótima, mas ao ler o comentário do jornalista eu senti que tinha que esclarecer algumas coisas, para que meus leitores - e até mesmo o jornalista - entendam a foto.

Vejam a foto publicada e o comentário do jornalista e eu volto logo abaixo:
O que chama a atenção nesta foto é o imperativo do convite ao "ataque". Mas não se trata de uma guerra ou briga de gang. É uma seita religiosa que manda o convite a seus seguidores para o ataque aos "infiéis", sem violência. Impressiona o uso de tal palavra por uma seita que se diz evangélica, onde o centro deveria ser o amor e não o ataque.
Voltei:
Ao comentar a foto acima, o jornalista Manuel Dutra fez uso da liberdade de expressão. Tudo bem, eu respeito e não estou tentando censurá-lo por isto. Mas - repito, não como blogueiro, mas como evangélico - venho esclarecer que o Ataque Total não é um "convite aos seguidores da igreja à atacar os infiéis". Na verdade é o maior projeto de Assistência Social e Espiritual existente em Santarém. Para que você entenda melhor, leia o texto abaixo que tem mais detalhes sobre este grande projeto.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES** SOBRE O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO COM AÇÃO SOCIAL DA AD. EM SANTARÉM – ATAQUE TOTAL.

1. PORQUE DO NOME ATAQUE TOTAL?
Por que envolve todos os esforços da Igreja Assembléia de Deus em Santarém e parceiros para a execução simultânea de todas as estratégias de evangelização (em massa, pessoal e específico) e ações de cidadania de forma a impactar e a desarmar as torres do mal e resgatar vidas para Cristo. Nasceu no coração do nosso Pastor Presidente e já vem sendo executado com muito sucesso pela igreja por três anos consecutivos. Pelo próprio presidente chamado de: “ATAQUE TOTAL!”

CONCEITO: ATAQUE TOTAL, como o próprio nome sugere, é uma estratégia de guerra da igreja contra as mazelas que afetam a nossa sociedade e seus cidadãos, mazelas físicas e espirituais, visando o alcance e o resgate da dignidade da pessoa humana, através do Evangelho de Jesus Cristo, que é o Poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crer. Caracteriza-se pela capacidade de mobilização da igreja e pela intensidade das ações evangelísticas e sociais ininterruptas, desenvolvidas pela Assembléia de Deus e seus parceiros, no ultimo sábado de cada mês, dentro do setor previamente escolhido, na área urbana ou rural do município de Santarém.

OBEJTIVOS DO ATAQUE TOTAL.
1. Levar ações de cidadania à população carente do bairro previamente escolhido. Os serviços mais oferecidos nos ataques totais foram: Atendimento psicológico, jurídico, exames laboratoriais, ultrassonografia, verificação da Pressão arterial, teste de glicemia, nível de colesterol, orientação sobre saúde bucal com aplicação de flúor; massagem terapêutica, limpeza de pele e consultas médicas, com doações de medicamentos.
Obs: Nas edições do ataque total na região ribeirinha, também levamos cestas básicas, roupas, calçados e brinquedos para doação.
2. Levar o evangelho de Jesus Cristo a todos os moradores do bairro alvo. Enquanto as ações de cidadania estão acontecendo no espaço previamente escolhido (geralmente numa escola) daquela comunidade, a igreja faz a visita a todas as famílias daquela área, levando as boas novas do Evangelho e orando pelas pessoas que assim desejam.
INICIO DO PROJETO:
ü  No ano de 2010. Quando foram realizadas 10 edições do projeto.
ü  Em 2011, foram realizadas 16 edições.
ü  Em 2012, já foi realizada uma edição e estão previstas mais 18 edições.
Obs: nas 27 edições já realizadas do ataque total, atendemos mais de 5.000 (cinco mil) pessoas com ações de cidadania. Os serviços são totalmente gratuitos e sem qualquer apoio do poder público. Contamos com o apoio de entidades privadas e voluntários autônomos.

Há, prometo divulgar à vocês a data do próximo Ataque Total. E todos vocês poderão ir lá, conhecer o projeto e saberão que este é um projeto executado com muito amor por dezenas de voluntários.

Atualização em 18/02/2012
Conforme o prometido acima, divulgo abaixo a agenda 2012 do Ataque Total da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.


AGENDA DO ATAQUE TOTAL PARA O ANO DE 2012
ORDEM
DATA
LOCAL
28/1/2012
VILA DE BOIM
25/2/2012
VILA DO ANÃ
10/3/2012
VILA DO ARAPIXUNA
4º *
31/3/2012
ÁREA LESTE
14/4/2012
VILA DE PAISSANDÚ – LAGO GRANDE
6º*
28/4/2012
ÁREA NOROESTE
12/5/2012
CACHOEIRA DO ARUÃ
8º*
26/5/2012
ÁREA CENTRO-OESTE
9/6/2012
VILA DO ANUMÃ
10º*
30/6/2012
ÁREA SUDESTE
11º
14/7/2012
VILA DO ITUQUÍ
12º*
28/7/2012
ÁREA NORTE – 84 ANOS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM STM.
13º
11/8/2012
LOCAL À DEFINIR
14º*
25/8/2012
ÁREA NORDESTE
15º*
29/9/2012
ÁREA OESTE
16º
13/10/2012
VILA DO GARRAFÃO - PLANALTO
17º*
27/10/2012
ÁREA SUL
18º
17/11/2012
A DEFINIR
19º*
15/12/2012
SUPER ATAQUE TOTAL – LOCAL A COMBINAR.


* Ataque total na zona urbana de Santarém
** Informações concedidas pelo Pastor Edenilson Moura, coordenador deste projeto.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: