27 de janeiro de 2012

Três carros seguem caminhão sem ação do piloto / Foto: Divulgação
Dirigir lendo jornal, falando no celular, ou tomando café não é aconselhável e até proibido por lei, mas na Europa isso pode ser uma realidade que não deixará os passageiros em perigo - pelo contrário. Parte de um projeto que desenvolve tecnologia para garantir a segurança nas estradas, a Volvo anunciou que os testes com um comboio de veículos 100% no piloto automático foram realizados com sucesso nesta semana.

Um caminhão liderou o comboio de três carros, que o seguiam sem a necessidade da ação do motorista. Os veículos atingiram velocidade máxima de 90 km/h, puxada pelo caminhão, a uma distância não superior a 6 m. Além de permitir que o motorista faça outras atividades durante o percurso, a tecnologia também permite a redução do consumo - até 20% segundo a montadora - e do impacto ambiental por conta da redução do atrito do ar em veículos que seguem próximos um atrás do outro.

Com objetivo de reduzir acidentes causados pela ação do motorista ou cansaço, o projeto é apoiado pela União Europeia e reúne sete empresas. A expectativa é de que a tecnologia do piloto automático em comboios esteja disponível em cerca de dez anos.
Fonte: Terra

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: