9 de janeiro de 2012

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) anunciou para esta quarta-feira (11) a divulgação do listão de aprovados nos Processos Seletivos 2012. Às 8h, a reitora da instituição, Dra. Marília Brasil Xavier, vai se reunir com a imprensa e, às 9h, ela e outros membros da Gestão Superior anunciarão os nomes dos três primeiros colocados no Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIII) e no Processo Seletivo (Prosel), durante entrevista coletiva na Reitoria. Depois, a relação de aprovados será fixada nos quadros de aviso da Reitoria, publicada no site www.uepa.br e entregue aos radialistas que farão a leitura do listão.
Este processo seletivo registrou um número recorde de inscritos: foram 98.639 candidatos, para 3.232 vagas. O número representa um aumento de 23% em relação ao último Processo Seletivo, quando foram inscritos 79.674 candidatos. Ao todo, 8.500 pessoas, entre servidores, professores, serviços prestados e alunos atuaram em todos os processos da seleção.

Os novos universitários serão saudados com o tradicional banho de cheiro, oferecidos pelos servidores da Uepa em frente ao prédio.

VAGAS E NOVOS CURSOS

As 3.232 vagas da Uepa foram distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da universidade na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Foram criados para este ano os cursos de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.

Além disso, a Universidade implantou na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

CONCORRÊNCIA

O curso de Fisioterapia (Belém) foi o mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Uepa, dentro da modalidade Prosel. De acordo com o quadro de demandas divulgado pela Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), a relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40 por vaga, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa.

Em segundo e em terceiro lugar na lista dos mais concorridos ofertados na capital paraense para o Prosel aparecem ainda Engenharia Ambiental (99,30) e Engenharia de Produção (90,80). Medicina (86,60) foi o mais procurado de todos, com 4.330 inscritos. Já dentro do Programa de Ingresso Seriado - Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que cursaram o terceiro ano do Ensino Médio), figuraram entre os concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design - Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, Medicina também constou entre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, o curso mais concorrido foi Educação Física/1º semestre/Matutino, tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).

MATRÍCULA

Os aprovados deverão efetivar a matrícula no período de 18 a 20 deste mês. A partir da divulgação do listão, os novos alunos devem acessar o site da Uepa e preencher o cadastro online com seus dados pessoais. O comprovante de cadastro, impresso e assinado, deve ser entregue no período de 18 a 20 de janeiro, na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) dos campi em que será realizado o curso para o qual foram selecionados, junto com os seguintes documentos: original e cópia do Certificado e Histórico do Ensino Médio; original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; original e cópia do RG, CPF, Título Eleitoral e comprovante de votação (a partir dos 16 anos); original e cópia do Certificado de Reservista ou Alistamento Militar; duas fotos 3x4 e comprovante de residência.

O candidato aprovado que não comparecer para efetivar a matrícula no prazo estabelecido ou não apresentar a documentação perderá o direito ao ingresso na Uepa. No dia 6 de fevereiro, às 9h, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o campus II da Uepa, a Aula Magna dará início ao período letivo. Na ocasião, a reitora Marília Brasil Xavier, entregará a Medalha Fernando Guilhon, comenda que premia os destaques da seleção a cada ano, aos primeiros lugares do Prise e do Prosel.

PROVAS

Divididas em três etapas, as provas da Uepa foram realizadas nos dias 27 e 28 de novembro e 18 de dezembro, sempre de 8h às 13h, de acordo com o horário de Belém. Na primeira etapa, os candidatos tiveram que responder a 56 questões objetivas de múltipla escolha, voltadas para o conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio. Na segunda, foram 60 questões, incluindo Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). Na última etapa, os candidatos tiveram que escrever uma redação, de caráter eliminatório e valendo 30 pontos, e responder a 54 questões referentes ao terceiro ano do Ensino Médio.

Nas três etapas a pontuação máxima é de 200 pontos. Em caso de empate, a Uepa adota os seguintes critérios: 1º) maior número de pontos na redação; 2º) maior número de pontos na prova da terceira etapa; 3º) maior número de pontos na prova da segunda etapa; 4º) maior número de pontos na prova da primeira etapa. Se ainda assim persistir o empate, o critério será a maior idade do candidato.

Em outubro de 2011, os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena ou Bacharelado em Música submeteram-se obrigatoriamente ao Exame Habilitatório, que aconteceu no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa e no Conservatório Carlos Gomes, em Belém, e no campus da Universidade em Santarém. O candidato considerado habilitado continuou concorrendo ao respectivo curso. O inabilitado concorreu a outra opção, escolhida no ato da inscrição. Já o considerado parcialmente habilitado e que preferiu optar pelo curso de Licenciatura, teve que formalizar sua opção. Os candidatos que realizaram a primeira e a segunda etapa do Prise terão acesso às notas entre os meses de março a abril, após a reunião técnica com as instituições envolvidas, entre elas, escolas públicas e privadas.

Em 2011, a Uepa ofertou 11.500 isenções das taxas de inscrição para os Processos Seletivos. Dessas mais de 11 mil isenções, 8.050 foram destinadas ao Prosel, sendo 4.600 integrais e 3.450 parciais. As 3.450 restantes foram divididas igualmente entre integrais e parciais no Prise. O total de isenções ofertadas em 2012 representa um acréscimo de 1.500, em relação ao ano passado, quando foram colocadas a disposição dos candidatos 10 mil isenções, sendo 7 mil para o Prosel e o restante para o Prise.

SERVIÇO

O listão dos aprovados dos Processos Seletivos 2012 da Uepa será divulgado nesta quinta-feira (11), logo após coletiva de imprensa concedida às 9h pela Gestão Superior e realizada na sala do Consun, que fica no prédio da Reitoria (Rua do Una, 156 - Telégrafo). Às 8h, no segundo andar da Reitoria, a reitora Marília Brasil oferece o tradicional café da manhã aos jornalistas.
Fonte: (DOL, com informações do site da Uepa)

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: