5 de janeiro de 2012

São Paulo - O Ministério das Comunicações estuda um projeto para reduzir o preço dos smartphones (como Android e iPhone) em 25%. A iniciativa visa, basicamente, popularizar esse tipo de celular no Brasil e, também, aumentar o uso da internet.

A desoneração de 25% seria dada por meio de benefícios fiscais da Lei do Bem, que reduz o valor do IPI e zera a tributação do PIS/Cofins. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a redução, se aprovada, será oferecida para empresas que fabricam smartphones em fábricas montadas no país.

Os aparelhos importados, contudo, não terão direito ao beneficio caso ele seja aprovado.

O governo elabora o projeto baseado em pesquisas internas. Segundo informações do Ministério dasComunicações, o smartphone é um dos grandes desejos da classe C e, por causa disso, poderia se popularizar rapidamente com a queda no preço.

O Ministro, Paulo Bernardo acredita que a desoneração poderia aumentar consideravelmente o número de smartphones do país – hoje, dos 236 milhões de celulares, 36 milhões são smartphones. Ele usa como exemplo o mercado de computadores que, com uma politica de desoneração, cresceu no Brasil.

A queda no preço no smartphone poderia ajudar também as operadoras. Com uma base maior de celulares com acesso à web, as operadoras poderiam investir mais em redes de dados e ampliar a oferta para outras regiões do país.

Fonte: INFO

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: