1 de janeiro de 2012

Imagem do Terra
O Irã lançou neste domingo um novo míssil de médio alcance, projetado para evitar os radares, durante os últimos dias do seu exercício naval no Golfo, divulgou a agência de notícias oficial IRNA, dizendo ter recebido a informação de uma autoridade militar.

O exercício naval de dez dias, coincidiu com o aumento da tensão na discussão entre o Iraque e os poderes do Ocidente sobre o seu programa nuclear, depois que a UE disse que estava considerando um embargo - já adotado pelos EUA - às importações do petróleo iraniano.

O lançamento-teste do míssil de médio alcance terra-ar, equipado com a última geração de tecnologia anti-radar, foi um sucesso," disse à IRNA o vice-comandante da Marinha, Mahmoud Mousavi.

O Irã adiou os testes dos seus mísseis de longo alcance durante o exercício, dizendo que as armas seriam lançadas nos próximos dias.

Os EUA e Israel dizem que não descartaram uma ação militar contra o Irã, se a diplomacia não conseguir resolver a questão sobre o programa nuclear do país, que Teerã diz que é para fins pacíficos, mas que o Ocidente diz que é um disfarce para construir uma bomba.

O Irã possui sistemas de mísseis de longo alcance, incluindo o Shahab - 3, que pode alcançar Isreal e bases dos EUA no Oriente Médio.

Na semana passada, o Irã ameaçou de impedir que navios trafeguem pelo Estreiro de Ormuz, se sanções forem impostas às suas importações de petróleo.

A ameaça aumentou a tensão entre o Irã e o Ocidente. A Quinta tropa dos EUA disse que não vai permitir nenhuma interrupção do tráfego na rota essencial para o transporte de petróleo.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: