8 de dezembro de 2011

Nos primeiros minutos deste dia 08, foi encerrada a contagem de votos - das urnas do campus Rodon e Tapajós - para a eleição do CONSUN da UFOPA. O resultado das urnas mostra que a maioria deseja um conselho paritário.

Acabei de ser informado que dos 148 Técnicos-Administrativos em Educação da UFOPA que compareceram às urnas para eleição do CONSUN, 71 deles votaram nulo, isto equivale a aproximadamente 48%. Já os acadêmicos, 75% dos que compareceram às urnas votaram NULO, e entre os docentes foram 33%. Desta forma, se juntarmos os votos das três categorias, percebemos que mais de 60% são nulos.



VOTOS VÁLIDOS
VOTOS NULOS
VOTOS EM BRANCO
TOTAL DE VOTOS POR CATEGORIA
Docentes
107
51
1
159
Téc. Administrativos
85
80
6
171
Discentes
156
464
20
640
TOTAL GERAL
348
595
27
970

Planilha já atualizado com o resultado oficial

Entenda o caso
A recém-criada Universidade Federal do Oeste do Pará ainda não tem um Conselho Universitário - CONSUN. No último dia 06 e 07 deste mês, foi realizada a primeira eleição para a escolha do representantes das três categorias para conselho. No entanto, houve uma maciça campanha em defesa do voto NULO, como uma forma de não legitimar o CONSUN, pois era desejo de muitos - ou melhor, da maioria, conforme os números acima - que este conselho fosse paritário, ou seja, tivesse o mesmo número de membros da administração, docentes, técnicos e acadêmicos.

A paridade vem sendo requerida em várias instituições. Inclusive aqui próximo de nós, temos como exemplo a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, que já tem um CONSUN paritário.

Click aqui e veja a campanha do voto nulo para a eleição do CONSUN da UFOPA.

LEIA TAMBÉM: 
Saiu o resultado oficial da eleição pará o CONSUN da UFOPA e confira na íntegra o resultado completo

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: