27 de dezembro de 2011

Foto de Ronilson Santos em Belterra, 26/12/2011
O trânsito em Belterra fez várias vítimas durante ano de 2011. E não é exagero eu falar, que o trânsito de Belterra é um cenário "perfeito" para que mais mortes aconteçam em 2012.

É só observar por alguns minutos que você poderá ver todas as infrações possíveis reunidas no trânsito belterrense. São pessoas sem habilitação (CNH), sem capacete, mais de duas pessoas em uma moto, crianças sem capacete, crianças sobre o tanque das motos, menores em motos e carros circulando em alta velocidade. Aliás a alta velocidade em Belterra é muito comum, devido as ruas compridas, o que favorece esta prática.

E agora? O que fazer para evitar mais mortes? Afinal a próxima vítima pode ser nos mesmo, ou parentes nossos.

Eu não diria que o poder público não agiu. Até que alguma coisa foi feita, como parte da sinalização, redutores de velocidade, entre outros. Mas, foi suficiente? Claro que não, as atitudes do poder público são louváveis, mas muito abaixo do necessário para conter as mortes no trânsito belterrense.

Fiscalizar resolve será? Na verdade até houve fiscalização, apreensão de veículos e motos, no entanto a fiscalização sumiu. Ainda não sabemos os reais motivos porque não ocorreram mais blitz em Belterra, estamos averiguando e em breve postaremos os dealhes aqui no BLOG.

Portanto, é óbvio que o poder público precisa rever suas políticas e metas sobre o trânsito de Belterra sob a pena de perder dezenas de pessoas em 2012, vítimas do trânsito violento. No entanto, conclamo todos os educadores, professores, pastores, padres, e líderes em geral a conscientizarem as pessoas sobre a importância do uso do capecte, sobre os perigos que enfrentam quando dão seus veículos para menores trafegarem, ou quando andam com crianças sem capacete, sobre a necessidade do uso do cinto e etc... E que sejamos exemplo para estas pessoas.

Um trânsito seguro depende não somente do poder público, mas de toda a população. Façamos a nossa parte que a parte do poder público o BLOG DO RONILSON promete cobrar e acompanhar de perto, para que você saiba o que eles estão fazendo para diminuir o número de vítimas do trânsito de Belterra.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: