13 de dezembro de 2011

Por Agélica Gomes Correa*
Aconteceu hoje em Belterra o I ENCONTRO DE MELIPONICULTURA do Baixo Amazonas, com o tema: “Trilhando o doce caminho do desenvolvimento”. Esse encontro foi realizado com o apoio do SEBRAE e PREFEITURA MUNICIPAL DE BELTERRA. 

O encontro foi apresentado pela Secretária de Agricultura de Belterra, Sra. Elmara Mota, a qual conduziu todo o cerimonial. O Prefeito de Belterra o Sr Geraldo Pastana, também esteve presente e se pronunciou, valorizando a importância do I ENCONTRO DE MELIPONICULTURA do município, e enfatizou a importância dos meliponicultores locais. 

Os palestrantes presentes foram: Claudio Denis - Consultor do SEBRAE-PA, que palestrou sobre: Experiência da criação de abelhas sem ferrão do Baixo Amazonas; Gislene Zilse-INPA: Experiência da criação de abelhas sem ferrão no estado do Amazonas- AM e Rogério Alves- Professor Dr.IFBA - Experiência da criação de abelhas sem ferrão do estado da Bahia. 

Após cada palestrante falar, os mesmos abriram espaço aos meliponicultores presentes para fazerem suas perguntas e as mesmas foram esclarecidas, alem dos meliponicultores locais haviam também meliponicultores de Monte Alegre e Terra Santa. 

O senhor João Batista, um dos pioneiros de meliponicultura de nosso município, agradeceu o espaço cedido, falou da importância do evento e pediu a todos os presentes que preservem essa forma de produção.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: