26 de novembro de 2011

São Paulo — A lista de produtos chineses que imitam sucessos da Apple ganhou mais um item. A editora Ecorebooks, de Taiwan, acaba de lançar o livro 25 lições que Steve Jobs Ensinou aos Jovens. Essa compilação de ensinamentos do fundador da Apple poderia ser até interessante se não fosse uma fraude.
Escrito em mandarim, o livro traz textos genéricos que não parecem ter relação com Jobs, como relata a agência Reuters. A falsificação vai além: na contracapa há um texto atribuído ao presidente americano Barack Obama. Mas não há registro de que Obama tenha dito ou escrito aquelas coisas.

O livro apareceu nas livrarias em Taiwan e na China poucas semanas depois de outra obra similar ter sido lançada lá, pela mesma editora. O título era Onze Conselhos de Steve Paul Jobs para os Jovens. Seria, alegadamente, a tradução chinesa da obra de um certo John Cage (o nome de um compositor americano morto em 1992). Naturalmente, o suposto original em inglês jamais foi visto.

Dentro, segundo o site taiwanês Apple Daily, há textos sobre figuras históricas chinesas e frases como “Siga a voz do seu coração. Faça o que realmente quer.” O livro fez sucesso em Taiwan. Uma das livrarias de Taipei disse ao Apple Daily ter vendido mais de 4 mil cópias. E os piratas, percebe-se, não se contentaram com aquele primeiro volume.


Deixe aqui seu COMENTÁRIO: