26 de novembro de 2011

Levantamento mostra que a maioria dos congressistas brasileiros é ausente no mundo virtual.



Uma pesquisa realizada pela agência digital Medialogue aponta que a maioria dos congressistas brasileiros ignora os eleitores quando o assunto é contato via internet. Para chegar a essa conclusão, a agência enviou um email para cada um dos deputados e senadores brasileiros, pedindo informações sobre o trabalho deles na internet.


Dois 81 senadores, apenas 11 responderam às perguntas, o que representa 14% do total. Já entre os 513 deputados federais, somente 124 retornaram a mensagem com as informações solicitadas. No total, 77% dos deputados e senadores ignoraram os e-mails.

Entre os 135 parlamentares que responderam, 63 deram retorno no mesmo dia, 53 responderam em até uma semana e 19 demoraram mais de sete dias. Outra constatação da agência foi a falta de interatividade dos políticos com os seus eleitores.

Dos 459 deputados e senadores que possuem site próprio, apenas 152 permitem a publicação de comentários. Já com relação aos gastos com a verba de gabinete, 83% deles não fazem menção alguma sobre o assunto em suas páginas oficiais.

Baseado em outros cinco quesitos (presença, influência, interatividade, multimídia e audiência), a Medialogue também elaborou um ranking com os políticos mais ativos no mundo virtual. 

Os melhores classificados entre deputados e senadores foram os seguintes:

Deputados:
ACM Neto (DEM - BA)
Dr. Rosinha (PT - PR)
Fernando Francischini (PSDB - PR)
Geraldo Resende (PMDB - MG)
Glauber Braga (PSB - RJ)
João Paulo Cunha (PT - SP)
Paulo Pimenta (PT - SP)
Zeca Dirceu (PT - PR)

Senadores:
Cristovam Buarque (PDT - DF)
Humberto Costa (PT - PE)
Inácio Arruda (PC do B - CE)
Paulo Paim (PT - RS)

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