16 de outubro de 2011

A hantavirose é um doença causada por um Virus da família burnyaviridae que é transmitida ao homem pelo rato silvestre ( Necromys, lasiurus e outros). A doença foi descoberta na guerra da Coréia entre soldados americanos e hoje vem ganhando espaço no Brasil. Estados como São Paulo, Minas, Mato Grosso e também o Pará apresentam números crescentes da doença e isto vem preocupando as autoridades de saúde.

O desmatamento intensivo e o plantio de milho, soja e cana aliados a falta de cuidados no armazenamento de alimentos estão entre as principais causas desse crescimento. O rato fora do seu ambiente, sem alimentos ganha as áreas de plantio chegando ao domicílio dos agricultores. Pessoas expostas às fezes, ou urina do rato, pelo contato direto ou pela inalação de partículas virais suspensas no ar em ambientes fechados são altamente susceptíveis a desenvolver o quadro que se apresenta inicialmente, fase prodrômica , com febre, dores musculares, vômitos e diarréia com duração 1 a 6 dias podendo chegar a 15 dias e regredir. O aparecimento de tosse seca ao final da primeira fase pode levar a suspeita da forma mais grave que é a Síndrome Cardio-pulmonar. Esta, cursa com edema pulmonar não cardiogênico, hipotensão arterial e colapso circulatório. A taxa de letalidade é alta e atinge cerca de 40% e o óbito poderá acontecer entre 5 a 6 dias se não! houver um atendimento imediato com estabilização do quadro com respiração controlada e drogas cardiotônicas vasoativas. 


Os mais expostos são agricultores, moradores de áreas rurais, mas também caçadores, pescadores, pessoas que fazem trilhas, acampam ou freqüentam matas.


O que fazer? Não deixe a casa fechada por muito tempo, mantenha limpo o terreno em torno da casa ( 30 metros) evitando construir a casa junto à plantação, não deixe madeira, lixo ou folhas acumuladas, não coma frutos caídos no chão, tape todas as frestas e buracos da casa, e não deixe resto de ração ou comida exposta ao alcance dos ratos, guardando-os a uma altura de 40 cm do chão e não toque no rato. Casas fechadas devem ser cuidadosamente abertas, deixe arejar por 30 minutos e use uma solução de água sanitária e água a 10 % para limpar o chão com pano úmido.


Apesar de poder ser fatal a Hantavirose tem cura e pode ser evitada.
Enviado pelo FALE CONOSCO pelo 
Dr. José Carlos Polessa de Castro – Médico Clínico Geral e Cardiologista de Belterra.
Fonte: Ministério da Saúde


Você também pode enviar sua postagem, crítica ou sugestão pelo FALE CONOSCO. Se for postagem, nós postaremos seu texto na íntegra, mantendo o seu nome como autor da postagem.

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: