21 de outubro de 2011

O concurso de Belterra, que este blog chegou a divulgar que em breve sairá ( ou sairia) o edital, poderá não passar de um fiasco, e de muito blá blá blá. "Reza a lenda", que na próxima terça-feira (25/10/2011) a Câmara Municipal dos Vereadores de Belterra, irá tratar sobre este assunto. Os belterrenses estão vivendo dias de expectativa, ansiosos para que este concurso possa se tornar realidade. 


No entanto, nos bastidores da política a palavra concurso não é unanimidade. Governistas afirmam que alguns vereadores da oposição, entre eles Reginaldo Lobo (PP), Nilda Paixão (PSD) e Macedo (DEM) são contra o concurso. Alguns já chegaram até a insinuar que se o concurso não sair é culpa da oposição.


No entanto, em contato com um vereador da oposição, ele me afirmou que essa informação não procede, e ficou de enviar para este blog algum esclarecimento sobre estes fatos, porém, até o presente momento não recebemos nada. Se porventura, nos enviarem, estaremos publicando aqui. Por sua vez, o vereador Dr. Macedo, também se manifestou sobre este assunto na Câmara Municipal no último dia 18, e pediu para que suas palavras não fossem distorcidas. Segundo o blog Portal Belterra, "o parlamentar fez questão de falar que não é contra a realização do concurso público. O que ele não concorda é que seja feito no final do mandato do gestor atual. Inclusive o vereador ressaltou que o governo ainda não empossou todos os concursados aprovados em concurso anterior e os que foram chamados para ocupar seus postos já estão com salários defasados."


Eu cheguei a preparar um e-mail para enviar para a Prefeitura Municipal de Belterra, para obter mais detalhes sobre o concurso, no entanto, sei que não adiantaria. Em situações passadas, quando falamos aqui sobre a situação do INSS dos funcionários que não está (ou não estava) sendo repassado, cheguei a enviar e-mails pedindo à administração alguma explicação, e simplesmente fomos ignorados.


Aliás, devo lhes dizer que estou na torcida para que este concurso saia, porém, antes de concluir esta postagem gostaria de fazer algumas ponderações sobre este assunto.


1º - Algumas pessoas tem relatado, que este concurso não passa de uma manobra política do atual prefeito. Se é ou não, eu não sei. Mas, sabe o que é interessante? É que as pessoas que passaram no concurso passado (e eu fui uma delas ) passaram meses e mais meses esperando para serem empossados. Alguns, nunca foram "chamados" para serem empossados, e tiveram que entrar com um Mandado de Segurança na justiça, e só então a Prefeitura de Belterra empossou, sob ordem judicial;


2º - Outra coisa interessante, é que o último concurso que teve em Belterra também foi realizado no final de um mandato do Geraldo Pastana. Na época, ele estava terminando o seu 1º mandato. Lembro-me, que muita gente não fez o concurso porque não acreditava que os aprovados seriam convocados, para assumirem seus cargos. Na realidade, acho que o Prefeito Geraldo Pastana gosta de realizar concurso em final de mandato, só não vou arriscar dizer o por que.


3º - Por último, gostaria de dizer, que os belterrenses precisam se esforçar para que este concurso possa sair. Se a população "não abrir o olho", não exigir, não fizer manifestação na câmara dos vereadores e na prefeitura, a história do concurso, poderá ser um fiasco total, e ficar engatado nas "disputas partidárias" entre governo e oposição. Aliás, não sei quais são os reais interesses deles. Só sei que o grande risco, é que o concurso não seja aprovado e a oposição e o governo ficarem jogando a culpa no outro.


Para finalizar, deixo aqui uma alerta, para que nós belterrenses possamos ficar de olho nestes políticos, tanto no governo quanto na oposição, para sabermos quais os reais interesses deles, afinal, alguns estão pensando mesmo é na eleição no ano que vem, e alguns podem usar a realização (ou a não realização) deste concurso, para fazerem "média" em seus palanques eleitorais em 2012.


Portanto, independente dos interesses (e desinteresses) de alguns políticos, nós belterrenses temos que defender a realização deste concurso. E quando sair o edital, não perca tempo, se inscreva, estude e se prepare para o concurso. Não ouça, aqueles que dirão que ninguém será empossado, que o próximo prefeito não empossará ninguém. Afinal, o próprio Supremo Tribunal Federal, já reconheceu que os aprovados em concurso, dentro das vagas tem DIREITO à nomeação.


Pra concluir, eu resolvi transcrever, as palavras do Ministro Marco Aurélio, na qual ele cita que um dos objetivos da realização de concurso é o afastamento do apadrinhamento(Você já viu isto em Belterra?. Veja as palavras do Ministro: 
“... O concurso público não é o responsável pelas mazelas do Brasil, ao contrário, busca-se com o concurso público a lisura, o afastamento do apadrinhamento, do benefício, considerado o engajamento deste ou daquele cidadão e o enfoque igualitário, dando-se as mesmas condições àqueles que se disponham a disputar um cargo”. “Feito o concurso, a administração pública não pode cruzar os braços e tripudiar o cidadão"


Observação: Seus comentários serão muito bem vindos. No entanto, se você preferir, pode nos enviar um e-mail, com mais informaçãões sobre o concurso de Belterra, sobre o que você pensa e etc... Para isto use o FALE CONOSCO. O e-mail enviado por você não será publicado, nem seu nome será citado por nós, a não ser que você nos autorize, por escrito, a fazer isto. Portanto, participe deixando o seu comentário ou nos enviando um e-mail. 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: