20 de agosto de 2011


A ANDIFES publicou nota referente a ação contra a FASUBRA,  protocolada pela Advocacia Geral da União, em nome de diversas Universidades Federais SEM O CONHECIMENTO/CONSENTIMENTOdas mesmas.


Leia na íntegra:
     Mais do que uma garantia legal estabelecida na Constituição Federal, a autonomia universitária constitui-se num dos fundamentos em que se apoiam nossas instituições para o cumprimento da missão estratégica de desenvolver o país com justiça social.  

     O desrespeito a esse fundamento por meio de iniciativa conduzida em nome das universidades sem o devido consentimento de seus reitores representa uma inaceitável rejeição do princípio da autonomia como valor institucional de primeira grandeza. Com essa compreensão, a Andifes manifesta seu completo desacordo com a decisão da AGU em indicar, sem prévia consulta, um  grupo de universidades federais como requerentes de recente ação movida contra entidades de representação de servidores universitários. 

     Interferências na autonomia reduzem a capacidade de atuação das universidades federais no sistema nacional de educação, obstruem suas vias de democracia interna, dificultam a interlocução com outros órgãos da administração pública e impõem à Andifes a necessária reflexão pela busca de instrumentos institucionais que impeçam a repetição de episódios de mesma natureza. 
 
Brasília, 17 de agosto de 2011.
Fonte: http://www.andifes.org.br/ 
Fonte: Greve na UTFPR 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: