25 de agosto de 2011

Atualizado em 12 de Setembro de 2011
     Quando o ENEM foi criado, ele realmente era um "ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio". Naquela época o estudante fazia a prova realmente para ter os seus conhecimentos testados, e assim, o país poderia ver como andava o Ensino Médio em nosso país.


     Quando eu fiz a prova do ENEM pela primeira vez, eu não estava nem aí, eu não estudei nada, afinal, se era pra fazer um exame de como foi o meu ensino médio, eu julguei que não seria necessário estudar nada, e sim, apenas mostrar o que eu havia aprendido(Que aliás, não foi muita coisa não. Naquela época, eu vinha de um nível médio que tinha falta de professores, falta de estrutura, falta de uma escola melhor, pois a mesma estava caindo... Eu um dos que fizeram parte das primeiras duas turmas de Ensino Médio Regular da cidade de Belterra - Escola Waldemar Maués.)


     Enfim, as coisas mudaram, hoje estou me preparando para o fazer o ENEM 2011, pois, o ENEM não á mais apenas um exame, ou melhor, acredito que o ENEM deixou de ser exame e se tornou um mega-vestibular. 


     Hoje, cedo lendo o site "guiadoestudante.abril.com.br" eu achei algo bem interessante que reforça a minha tese:


"Daqui a exatos dois meses, mais de seis milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde que passou a selecionar novos estudantes para universidades e institutos de ensino superior em todo o país, a prova, que neste ano acontece entre 22 e 23 de outubro, tornou-se o maior vestibular do Brasil."


      Entretanto, não posso discordar que o "ENEM" que poderia ser chamado de "VUN - Vestibular Único Nacional", tem sido uma porta de entrada para milhares de estudantes nas Universidades brasileiras, inclusive nas particulares. O ENEM (ou o VUM), juntamente com o PROUNI, tem uma importância muito grande para muitos estudantes que de outra forma dificilmente teriam como conseguir cursar um nível superior.    



   Este ano, mais um vez, eu farei a prova do ENEM. É a minha terçeira vez, mas é a primeiva vez que faço depois que ele se tornou um "mega-vestibular". A propósito, só farei por este motivo, pois pretendo uma vaga em uma universidade. Enfim, nada contra, farei o ENEM, como um vestibular, estudarei (ou melhor, vou tentar) para este momento, mas, espero que depois o governo brasileiro, não use isso lá fora, para mostrar o nível excelente do nosso nível médio. Aliás devo dizer que o governo brasileiro já está fazendo isto. Estão alardeando que a média das notas subiram no ano de 2010 em relação à 2009. Isso é óbvio, afinal, para fazer o ENEM agora, o "camarada", se prepara, faz cursinho, estuda, madruga, pois afinal... o ENEM não é mais um "Exame Nacional" e sim um "mega-vestibular", que tem o meu apoio, desde que, nas condições acima mencionadas. Devo dizer, que não acredito que o ensino melhorou muita coisa, não devo pensar que as escolas melhoraram e que por a nota subiu. Percebe-se que como o ENEM mudou de rumo, como mencionei acima, então era lógico que a nota aumentasse. 


*Este blog é pessoal, e o texto acima reflete a minha opinião, que pode - e deve - não condizer com sua forma de pensar. Se você pensa algo contrário, ou quer enriquecer este texto, dê a sua ideia, dê a sua sugestão. Comente....

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: