26 de novembro de 2011

Seu computador está lento? Travando? Reiniciando sozinho? Antes de levar à um técnico é bom seguir este tutorial, e você poderá economizar um boa grana.
Este tutorial é baseado no Windows Xp, que ainda é usado por muito usuários deste meu Brasil. No entanto vários passos, funcionam perfeitamente no Windows 7. Por este motivo achei por bem colocar do lado de cada passo os sistemas compatíveis com aquele passo.


O computador já faz parte do nosso cotidiano. No entanto, não há nada mais aborrecedor do que um micro lento, travando a cada dois minutos. Nesta matéria citarei algumas medidas que você pode tomar antes de levar o seu PC à uma assistência técnica e gastar uma fortuna. As dicas abaixo vão ajudar o seu computador a ganhar mais rapidez. São dicas simples e que você mesmo pode fazer em poucos minutos. Para fazer tudo isso com segurança é só criar um ponto de restauração antes. (click aqui e veja como criar um ponto de restauração). Eu procurei, colocar passo à passo para a melhor compreensão. No entanto, se você ainda tiver dúvidas é só deixar a sua pergunta e/ou comentário. Sugestões também serão bem vindas.

1 – Ajustes no Boot (Este passo é para qualquer computador, pois independe do Sistema operacional usado.)
Uma opção interessante para agilizar a partida do micro é ajustando a configuração da BIOS. Funciona assim, geralmente na configuração padrão, na hora que você liga o seu micro primeiro ele tenta dar o boot pelo CD, depois é que ele vai procurar no HD. Você pode alterar esta configuração, colocando o HD que contém o sistema operacional em primeiro lugar. Assim na hora da partida ele ele vai direto ao HD certo, e você ganha velocidade na partida do micro. Para isso:
  • Ligue o seu micro e pressione DEL durante a contagem de memória (momento em que aprece as primeiras letras brancas naquela tela preta). Em alguns modelos de placa mãe, pode ser F2 ou F10, é só prestar atenção às instruções que aprecem na tela.
  • Após você ter pressionado a tecla del (como citei anteriormente) surgirá uma tela, geralmente azul. Usando as teclas de navegação do teclado vá até ao menu BIOS FEATURES SETUP ou ADVANCED CMOS SETUP ou ainda ADVANCED BIOS FEATURES (coloquei estas três opções porque depende da sua placa mãe), agora pressione ENTER.
  • Na tela seguinte vá até a opção PRIMARY IDE MASTER (ou 1st Boot Device) agora use os sinais de mais (+) e o de menos(-) para habilitar a opção IDE 0 (ou Hard Drive). Na dúvida é só selecionar o HD que contém o seu sitema operacional .
  • Aperte F10 para salvar as suas configurações e pronto.
2-Desabilitando os serviços inúteis (Para Windows XP)
Existem vários serviços que seu micro executa e que raramente ou nunca você usa. É o caso do “Roteamento de acesso remoto, Serviço de Entrada de Tablet PC, Cartão inteligente, FAX, Disco virtual ”entre outros. Para dar mais velocidade você pode desabilitar estes serviços.
  • Vá ao menu INICIAR click em PAINEL DE CONTROLE procure o ícone FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS e dê um click duplo, depois click no ícone SERVIÇOS.
  • Na janela que abrir vá até a aba ESTENDIDO que fica lá canto inferior esquerdo da janela.Feito isso, é só clicar em cima de cada serviço que aparecerá a descrição, explicando pra que serve cada um deles. Aqueles que você não usa, dê um click duplo neles e escolha o tipo de inicialização (situado bem ao meio da janela), que pode ser automático, manual, ou desativado. Se você escolher a opção automático ele vai executar automaticamente na hora que você ligar o micro. É preferível escolher a opção manual.

Feito isso é só reiniciar o micro que com certeza já vai ficar mais veloz. No entanto, desmarque apenas aqueles serviços que você tiver certeza quando a utilidade dele. Porém, se algo der errado não se preocupe, é só usar o ponto de restauração, que eu citei no início desta matéria.

3 - Limpeza no Registro do Windows (Compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7)
Se você é daqueles que vive instalando e desistalando progama, concerteza o registro do Windows está cheio de entradas inúteis, que outrora serviam para aqueles programas instalados, mas como você desinstalou-os, agora eles só servem para deixarem o seu micro lento. Ainda bem, que para corrigir este erro você não precisa ser um profissional ou "hacker", pois existem programas que executam muito bem esta tarefa. No nosso caso usaremos o CCleaner . Não tem complicação alguma para instalar este programa.
  • Primeiro, dê um click no link anterior para começar a baixar o programa. Depois de completar o download, dê um click duplo no programa para que ele possa executar. Vá clicando em AVANÇAR e depois em CONCLUIR.
  • Agora que você já instalou o CCleaner, procure o ícone do programa, que deve está na área de trabalho, ou/e no menu iniciar e dê um click sobre ele.
  • Na janela que abrir , vá até o menu ERROS, localizado na lateral esquerda da janela, e dê um click nele. Marque todas opções na caixa CONFIGURAÇÕES DO VERIFICADOR DE ERROS, caso já estejam marcadas deixe como está. Agora click em PROCURAR ERROS, situado na parte inferior da janela. Aguarde alguns segundos enquanto o sistema faz a procura.
  • Depois click em CORRIGIR ERROS SELECIONADOS. Surgirá na tela a seguinte pergunta: Deseja fazer uma cópia das alterações que serão feitas no Registro?, para maior segurança click em SIM, e escolha o local que você deseja salvar a sua alteração e click em SALVAR. Caso não deseje salvar simplesmente click em não.
  • Na janela que surgiu agora (figura abaixo) você pode navegar pelas setas (<< ou >>) para ver cada problema e lê a descrição deles. Agora você tem a opção de corrigir "erro por erro" clicando em CORRIGIR ERRO ou, se preferir, pode corrigir todos os erros de uma única vez, clicando em CORRIGIR TODOS OS ERROS SELECIONADOS.


4- Acelerando a partida. (Compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7)
Na hora que você liga o seu micro vários programas são iniciados ao mesmo tempo. É isso que faz o micro demorar tanto na hora de iniciar. Isso porque, na configuração padrão o MSN, NERO, OFFICE, e vários outros programas estão habilitados a iniciar na hora que você ligar o computador. Isto além de ser desnecessário deixa o micro bastante lento na hora da partida. Você pode "proibir" que estes programas iniciem na hora da partida do micro, é só seguir os seguintes passos:
  • Click em INICIAR vá até a opção EXECUTAR ou pressione WINDOWS + R, é a mesma coisa. Na janela que abrir digite msconfig e pressione ENTER.
  • Na próxima janela vá até a aba INICIALIZAR. Vai aparecer uma lista de programas que estão autorizados a inicializarem na hora que você liga seu micro.
  • Desmarque os programas desnecessários. Por exemplo, MSN, adobe reader, photoshop, word são programas que podem ser desabilitados sem problemas. Depois click em APLICAR e OK.
Lembre-se, estes programas continuarão instalados apenas só vão inicializar quando você clicar sobre eles, e não na hora da inicialização do Micro. Isso vai fazer com que seu micro inicie muito mais rápido.


Se você fez o passo fez o passo 4 (Execute uma limpeza no Registro do Windows), com certeza instalou o CCleaner. Então, você também pode fazer tudo o que ensinei neste passo também pelo CCleaner. É bem simples. Abra o programa CCleaner , vá até o menu FERRAMENTAS e click na ferramenta Programas iniciados com o sistema. Vai aparecer todos os programas que estão autorizados a inicializarem na hora que você liga o micro. Agora é só escolher aqueles que você que proibir de inicializar com o sistema e click em REMOVER ENTRADA, localizado na parte inferior da janela.


5- Removendo todo o lixo do Computador. (Compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7).
Você pode aproveitar o programa CCleaner, que citei no passo anterior para fazer uma limpeza geral no seu micro. Você pode excluir, arquivos temporários, histórico, vestígio de erros, cookies e muito mais com uma única tacada. Para isso siga as dicas seguintes:
  • Abra o programa CCleaner, e click no menu LIMPEZA, na lateral esquerda da janela.
  • Na caixa Configurações de Limpeza click na aba WINDOWS , depois marque as opções que você deseja limpar. Click em ANALISAR e depois EXECUTAR LIMPEZA . Na janela seguinte é só clicar em OK.
  • Vá novamente até a caixa Configurações de Limpeza e click na aba PROGRAMAS depois marque os programas que porventura você queira executar uma limpeza nos mesmos. Agora click em ANALISAR e depois EXECUTAR LIMPEZA.
Atenção: remova apenas aquilo que você tenha certeza que não vai fazer falta para você. Na figura acima encontram-se marcadas apenas opções que podem ser excluídas sem receio algum. 


6 - Desfragmentando o Disco rígido - HD (Para Windows XP, Windows 7, e Windows Vista. No entanto é indispensável para Windows XP, pois o Vista e o 7 já fazem isto automaticamente, mas nada impede que você também faça manualmente.


Uma forma de agilizar o micro é desfragmentando o disco rígido. Em outas palavras o sistema vai procurar os arquivos que estão espalhados e organizá-los deixando o seu PC mais rápido e aumentando a vida útil do seu HD (disco rígido).Para isso:
  • Vá até ao menu INICIAR, escolha a opção MEU COMPUTADOR, click com o botão auxiliar no drive que encontra-se o sistema operacional, em geral, UNIDADE (C:), vá até PROPRIEDADES e na janela que abrir click na aba FERRAMENTAS e escolha a opção DESFRAGMENTAR AGORA;
  • Na janela seguinte click em ANALISAR e depois DESFRAGMENTAR.
É bom lembrar, que a desfragmentação do disco rígido, ao contrário do que muitos pensam, não traz risco algum para o seu micro, pelo contrário, aumenta a vida útil do HD e pode ser feito toda semana, se necessário. 


Obs: Se o seu HD estiver usando 75% da capacidade total, provavelmente você não conseguirá desfragmentá-lo, e isto pode ser uma das causas que está deixando o seu Micro lento. Neste caso é melhor dar uma analisada e ver o que você pode tirar do seu HD, geralmente vídeos e fotos são os maiores causadores de seuperlotação, podendo-os ser tranferídos pra outro HD ou mesmo pra um DVD ou CD.


7- Visual Básico. (Compatível com Windows XP. Recomendado principalmente para quem usa computadores velhinhos).
Se você usa um micro mais antigo, e quer dar melhor performance à ele, é melhor abrir mão da aparência do Windows, e usar o visual básico. Para isso clique com o botão direito em MEU COMPUTADOR e escolha PROPIEDADES, click na aba AVANÇADO, na janela seguinte (figura 4) vá até opção desempenho e click em CONFIGURAÇÕES. Vai surgir uma janela com quatro opções, escolha AJUSTAR PARA OBTER MELHOR DESEMPENHO, depois é só clicar em OK.


8 - Liberando mais memória. (Compatível com Windows XP. Recomendado principalmente para quem usa computadores velhinhos).
Para ganhar mais desempenho e evitar que o seu micro trave constantemente, uma boa medida é usar um programa gerenciador de memória. Existem vários programas gratuitos que executam bem esta função. Funciona assim, eles monitoram a memória, caso o consumo aumente, eles entram em ação rapidamente fazendo uma varredura completa à procura de fragmentos (ou restos) de arquivos e/ou programas que o windows possa ter deixado na memória e que já não são mais necessários. Existem vários programas capazes de lhe ajudar nesta tarefa e você pode baixá-los gratuitamente. As melhores opções são o RAM idel LE , o FreeRAM XP Pro e o Launch Rambooster 2.0. Após baixar, é só dar um click duplo sobre sobre o o programa baixado que ele instala rapidamente sem complicação. Escolha apenas um. Depois de instalar um programa gerenciador de memória (seja um destes ou outros), vá até o menu EDIT e click em OPTIONS, depois marque a opção Automaticaly launch on windows statup, feito isso toda vez que você ligar ou reiniciar o micro o programa vai executar automaticamente, aí é só minimizá-lo que ele continua trabalhando, aparecendo apenas um ícone da bandeja no sistema (bem ao lado do relógio do windows), reduzindo drasticamente o número de travadas. Além do mais, semelhante ao windows vista, estes programas exibem o desempenho da memória e do CPU.

9 – Use um antivírus. (Indispensável para todos os sistemas operacionais)
Este é um ponto importante, embora muitas pessoas desinstalem o antivírus com a intenção de economizar memória, é indispensável que você tenha em seu computador um antivírus atualizado. Visto que, se o seu PC estiver infectado, é muito provável que ele se torne muito lento, travando constantemente, e até mesmo ocasionando problemas irreversíveis, como perca de dados e em alguns casos a danificação do sistema operacional, tendo que reinstalar tudo de novo.


Para quem deseja um antivírus pago, recomendo o  kaspersky Internet Security 2012que é um ótimo antivírus e custa apenas R$99,95 por ano para um computador. A grande vantagem deste antivírus é que ele é um pacote completo, com Firewall e tudo. No entanto, a Kaspersky também dispõe do Anti-Virus 2012que é um pacote mais básico, mas muito bom e custa apenas R$ 59,95 para 1 computado por ano.


Caso você não esteja decidido a desembolsar esta grana é só usar um antivírus gratuito. 


Existem várias opções gratuitas, entre elas estão o Avast! Free Antivirus 6.0 e o AVG Anti-Virus Free 2012 . Ambos são bons, e são atualmente os melhores antivírus gratuitos.


Depois de baixar um antivírus é só dar um click duplo no programa baixado. Em seguida vá clicando em avançar até concluir a instalação. A instalação destes antivírus é praticamente iguais, e você mesmo pode fazer sem risco algum. Lembre-se, antivírus desatualizado não adianta. Por isso após instalar é indispensável que você faça uma conexão à internet para atualizar o seu antivírus. Após conectados, eles se atualizam automaticamente.


10- Tenha um bom Firewall
Viver conectado à internet sem ter um Firewall é brincar com o perigo. É ele quem tem a missão de monitorar o tráfego de dados na hora que você está conectado, protegendo o seu micro de possíveis arquivos nocivos ou não autorizados e de ataques externos. Por isso é imprescindível, que você tenha um firewall instalado em seu micro. Hoje é possível você usar bons firewalls sem gastar nenhum centavo. É o caso do Comodo Firewall, que é uma excelente opção para barrar acessos indesejados, tem versão em português, conta com configuraçao automática de programas e ainda exibe uma lista com os programas com maior consumo de conexão à internet. Se você adquirir o  kaspersky Internet Security 2012 você não precisa se preocupar, pois ele é uma suíte completa, é antivírus e Firewall em um programa só. Instalar um Firewall também é muito simples. Para isso, baixe o firewall que você desejar, depois dê um click duplo em cima do programa baixado. A instalação começará automaticamente. Agora é só ir clicando em avançar e depois em concluir. Na primeira conexão à internet, eles se atualizam automaticamente.

Restou alguma dúvida sobre o tutorial acima? Quer mais dicas? Comente abaixo que faremos o possível para dirimir todas as duas dúvidas.

Veja Também:
Observação: Não temos vínculo com as marcas acima cita. 

Deixe aqui seu COMENTÁRIO: